Quarta-feira (26) ocorreu, na sede do governo paulista, no Palácio dos Bandeirantes, a 115ª coletiva de imprensa sobre a pandemia de Covid-19. Conduzida pelo Governador João Doria e os Secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, Cultura, Sergio Sá Leitão, e o secretário-executivo de Saúde, Eduardo Ribeiro, além do coordenador e o coordenador-executivo do Comitê de Contingência, José Medina e João Gabbardo, respectivamente, o evento apresentou as mais recentes informações acerca da evolução e enfrentamento da pandemia no estado, bem como as medidas de retomada da economia.

Após seis meses do surgimento da pandemia em SP e no Brasil, o governador Doria registrou que neste período, desde 26 de fevereiro, data do primeiro caso de Covid-19 reportado, o Governo do Estado dobrou o número de leitos de Uti, de 3500 para 8.160 unidades em operação. Do mesmo modo, 3.019 respiradores foram distribuídos para todas as regiões do estado.

“A estas boas notícias, podemos acrescentar a contratação de 6300 profissionais de saúde para o atendimento nos Hospitais Públicos e a quintuplicação da capacidade de testagem para o coronavírus,  alcançando níveis internacionais, com 84 testes para cem mil habitantes” afirmou o secretário Marco Vinholi.

“O Governo do Estado  distribuiu ainda mais de 1,2 milhão de cestas do Alimento Solidário. Por tudo isso, agradecemos à população do estado pela sua contribuição fundamental para que atingíssemos estes números, o que nos fortalece em nossa luta contra a pandemia”, completou Vinholi.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, anunciou lançamento de programas de incentivo à cultura no Estado, chegando a  R$ 77 milhões em investimentos que podem gerar até 54 mil novos postos de trabalho na área de cultura e economia criativa em São Paulo.

Serão lançados oito novos editais de programas e ações, entre eles o PROAC Expresso 2020 e para atividades artísticas em vários setores com destaque regional no Vale do Futuro, localizado no Vale do Ribeira no litoral Sul do estado de São Paulo.

Também anunciado pelo governador Doria o lançamento do Programa “Meu Emprego, Vaga Certa”. Trata-se de plataforma digital que permite a  empresas contratar  trabalhadores qualificados para determinada vaga. A plataforma foi desenvolvida pelo Governo para intermediar e agilizar a contratação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. 1,8 milhões de trabalhadores já cadastraram seus currículos até o momento.