A invasão virtual nos servidores de informática da Prefeitura de Dracena ocorrida no sábado passado trouxe ainda mais preocupação neste momento difícil de pandemia. Até a manhã de ontem, 12, conforme a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, o sistema ainda estava com problema.

Segundo informou o secretário Vanderlei Araújo da Silva, responsável pela pasta de Planejamento e Ações Estratégicas, não houve acesso às contas bancárias da municipalidade, porém o ato criminoso afetou vários sistemas da administração municipal.

“Estamos trabalhando muito para que até sexta-feira consigamos restaurar alguma coisa em relação ao sistema, para poder colocar novamente em ação”, disse o secretário se referindo à questão do prazo eleitoral que deve ser cumprido pelas prefeituras até sexta-feira em relação aos convênios e emendas.

“A Prefeitura de Dracena neste momento não está podendo realizar as atualizações referentes a essas emendas em razão da paralisação do sistema contábil e financeiro”, pontou.

Além de toda dificuldade à administração municipal que a situação vem trazendo, o ato criminoso acarreta prejuízo às empresas da cidade.As empresas estão impedidas de emitir nota fiscal, porque as notas fiscais são emitidas através de um dos programas da Prefeitura que foi afetado”, afirmou Silva.

Ele ainda esclareceu que recebeu sim um pedido de recompensa para liberação dos dados, porém já foi encaminhado à Polícia, a fim de que seja investigado. O secretário preferiu não revelar o valor pedido.

O CASO

No último sábado (9), por volta das 19h, a Prefeitura de Dracena detectou uma invasão virtual em seus servidores de informática. Logo após a constatação da ação dos criminosos foi realizado o desligamento dos servidores.

O ataque comprometeu dois dos principais servidores da Prefeitura, consequentemente, gerando prejuízos aos sistemas de contabilidade, tributação, arrecadação, recursos humanos, e-sus, compras, licitação, entre outros. Serviços de nota fiscal eletrônica e consulta de certidões também estão fora do ar em razão do ataque. O crime está sendo investigado pela Polícia.