Nesta manhã de 13 de agosto de 2020, foi deflagrada a operação “Callidus”, dando-se cumprimento a 02 mandados de prisão temporária e mais 02 mandados de busca e apreensão na zona norte da capital paulista, tendo como alvos 02 homens membros de uma associação criminosa que agia em vários estados aplicando golpes contra correntistas.
Os homens fazendo-se passar por funcionários de bancos, interagiam ardilosamente com as vítimas, via telefone, informando a respeito de compras realizadas pela internet, e pedindo confirmação das transações. Diante da negativa da vítima a respeito da compra, direcionavam para ligação de um 0800 para a tentativa de bloqueio do cartão.
A pessoa que fazia o atendimento além de não bloquear, ainda tirava mais informações a respeito dos costumes de uso do cartão utilizados pela vítima, obtendo assim senhas e dados pessoais e, na sequencia, um dos falsários se apresentava na residência da vítima para recolher o cartão, dizendo ser funcionário do banco.
A Operação Callidus teve seu início em razão de golpe de estelionato aplicado na cidade de Regente Feijó e posterior troca de informações por unidades da região que também apresentaram casos com o mesmo “modus operandi”, sendo possível o reconhecimento dos autores por meio de câmera de monitoramento eletrônico cedido por uma das vítimas.
Foram identificadas vítimas em Mirante do Paranapanema, Santo Anastácio, Emilianópolis, Álvares Machado e Regente Feijó.
Ao final dos trabalhos foi efetuada a prisão de um dos homens, além de quantia em dinheiro, celulares, máquinas de cartão. Notebook e vasto material relacionado com a prática do delito.
O outro homem não foi localizado, entretanto em sua residência foram apreendidos material que corroboram com o que foi apurado durante as investigações.
A Operação foi coordenada pelo Drº Deminis Sevilha Salvucci, Delegado Titular na cidade de Regente Feijó e contou com o apoio de policiais da Seccional de Presidente Prudente e do Dope da Capital, totalizando 18 policiais civis, em cinco viaturas.
O homem preso será conduzido para a Delegacia de Presidente Prudente e interrogado.