O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campinas e Região, que atende aos funcionários da região de Dracena protocolou um pedido junto à Santa Casa, o AME, prefeitura e câmara local a testagem em massa dos profissionais de saúde na cidade.

De acordo com Nilza Pereira Gomes Azevedo, diretora presidente da subsede de Dracena, a intenção é que os profissionais que estão atuando dentro dos hospitais não sejam agentes transmissores da doença.

De acordo com ela, os funcionários vêm sendo testados apenas quando apresentam sintomas da doença.  “Queremos que os testes sejam feitos em todas as pessoas, desde os funcionários de apoio aos enfermeiros do local. Todos estão diariamente expostos ao vírus da covid-19 e podem ser transmissores da doença”, ressaltou Azevedo.

Segundo ela, outras cidades já adotaram este tipo de testagem. “É um protocolo geral do nosso sindicato. Cidades da região, como Junqueirópolis, já aderiram aos testes em todos os funcionários”, disse Azevedo.

A diretora local disse que houve uma conversa com a administração da Santa Casa de Dracena. “Eles alegaram não ter condições financeiras para arcar com os custos dos testes nos funcionários”, finalizou.

Em contato com a reportagem do Jornal Regional, Alessandro Mendes, que faz parte da administração do hospital, disse que o pedido será encaminhado ao jurídico da instituição. “A Santa Casa recebeu o oficio de solicitação. Isso será encaminhado para nosso departamento jurídico para análise e parecer. A Santa Casa tem cumprido a legislação e protocolos na assistência covid. Aguardemos parecer jurídico para posteriormente análise da diretoria administrativa”, disse em resposta à reportagem.

Já a prefeitura local, através da Secretaria de Saúde, Ronize Seefelder, disse que existem questões protocolares a serem analisadas e que ainda não há uma resposta formal.