O consumo de internet aumentou consideravelmente durante a quarentena imposta após a pandemia do novo coronavírus. Apenas em março, primeiro mês de pandemia no Brasil, a Anatel registrou 67 mil reclamações de problemas na internet dos brasileiros.

Porém, na região de Dracena o cenário parece ser diferente do que vem acontecendo no resto do Brasil. Fabio Napolitano, gerente de uma provedora de internet que cobre oito cidades da região dracenense, disse que apesar do aumento no consumo, o sistema está estável.

“Houve um aumento no consumo de cerca de 40% durante a quarentena. Houve algumas oscilações na rede, mas devido ao aumento no consumo fizemos um upgrade (melhoria) na rede interna, então conseguimos sustentar normalmente. Além disso, nós contamos com uma margem de segurança, outro fator que nos ajudou a segurar a demanda”, disse Napolitano.

Segundo Napolitano, o serviço de internet pode se enquadrar como serviço essencial. “Muitos ficaram apreensivos no começo da pandemia, a internet é vital para tudo hoje em dia. Imagina um hospital ou outra instituição essencial sem internet. Não fechamos e paralelamente aumentou o nosso fluxo”, explicou.

De acordo com ele, a necessidade de suporte aumentou também. “O crescimento da demanda de suporte foi mais pelo aumento de clientes, ou mudanças de planos do que necessariamente problemas na rede. As instalações subiram e consequentemente o suporte aumentaria”, afirmou Napolitano.

Outra mudança durante esse período e alvo de muitas reclamações durante este período em todo Brasil, a entrega dos megas vendidos não sofreu tanto na região. “Não tivemos esse problema. Muitas vezes alguns problemas com a entrega da banda larga são influenciadas por problemas externos. Equipamentos que roteiam a internet que não comportam tanta demanda, energia oscilando, algum mal contato, tudo isso pode interferir e causar a impressão de que a internet não está chegando tão boa”, ressaltou Napolitano.

Napolitano deixa dicas para perceber se a internet da sua casa está com problemas ou não. “Se atente se o problema de instabilidade está na internet da sua casa ou em do serviço que está utilizando. Muitas vezes a TV pela internet oscila, mas os outros sites estão normais. Quando houver uma instabilidade em algum aplicativo ou streaming, teste outras plataformas para realmente ver onde está o problema”, completou.