Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Aguapeí, na manhã de ontem, 18, em São João do Pau D’Alho. O fogo mobilizou um grande contingente da corporação do Corpo de Bombeiros, além de brigadistas de uma usina próxima.

As operações foram reiniciadas por volta das 6h15. Havia dois grandes focos de fogo dentro da área de reserva ambiental, além de vários outros menores. A operação mobilizou quatro viaturas, nove bombeiros, dois veículos 4X4, dois caminhões da usina Viralcol, dois caminhões pipas para abastecimento de aeronaves, doze brigadistas civis da usina e um aeronave de asa fixa.

Até às 8h10 sete lançamentos de agua sobre o fogo foram realizados pela aeronave. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, se deslocou de Presidente Prudente para auxiliar nas tentativas de conter o fogo.

Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, João Henrique Papoti, foco do combate era eliminar o incêndio nas áreas protegidas pelo parque. “A gente está com esse incêndio grande na reserva Parque do Aguapeí. Como é uma mata muito densa, as equipes de solo não conseguem chegar até o foco do fogo. Por isso é preciso o combate aéreo. A aeronave coloca as rodas no chão, imediatamente já reabastecida”.

Papoti afirma que esse avião usado no combate aos focos de incêndios é uma aquisição em parceria da Defesa Civil com a Fundação Florestal. “Ele serve justamente para fazer o combate ao incêndio nessas áreas de preservação. Por voo, o avião consegue dispersar dois mil litros de água. Já o helicóptero Águia consegue dispersar 500 litros de água”, explicou.

De acordo com Papoti, a operação seguiu durante o período noturno. Até a conclusão desta reportagem, não havíamos a resposta se as chamas já estavam controladas.