O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza e Secretaria da Educação, prorrogou as inscrições para 570 vagas para cursos rápidos e gratuitos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso, na região de Presidente Prudente. Agora, os alunos podem se inscrever até amanhã, 27, pelo site www.novotec.sp.gov.br.

Ao todo, são 9.060 vagas no estado para 11 opções de cursos desenvolvidos para atender as demandas atuais do mercado de trabalho e os interesses dos jovens.

Na região, os municípios contemplados com as turmas são: Adamantina, Dracena, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia e Teodoro Sampaio, com opções de cursos de Princípios do Empreendedorismo, Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho, Vendas em Redes Sociais, Criação de Conteúdos para Redes Sociais, Informática Básica, Recepção e Atendimento ao Cliente, Operador de Telemarketing, Noções de Cibersegurança, Excel Básico e Introdução à Programação de Computadores.

O programa Novotec é voltado aos alunos do ensino médio da rede pública e oferece cursos desenvolvidos para alinhar as demandas atuais do mercado de trabalho com as necessidades dos jovens por profissionalização mais rápida. Neste ano, o Novotec Expresso está com duas novidades: carga horária total de 90 horas em três meses e formato semipresencial, com cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação e Produção Cultural e Design.

A maior parte da carga horária será realizada online e ao vivo na plataforma Microsoft Teams, além de encontros presenciais organizados pelas unidades escolares, respeitando os protocolos de saúde e segurança dos estudantes, docentes e demais funcionários. Os encontros presenciais poderão ser aulas pontuais em laboratórios, visitas de campo, palestras e atividades de integração.