Nesta manhã de quinta-feira, 17, a Santa Casa de Dracena informou os falecimentos de duas pessoas, sendo uma moradora local e outra da região.

Uma senhora de 84 anos, moradora de Dracena que testou positivo para covid 19 faleceu ontem, na Santa Casa. Ela havia internado no dia 9 deste mês e morreu às 2h da madrugada desta quinta-feira.

Na quarta, 16, um homem de 69 anos, morador de Panorama, faleceu às 10h, devido à covid 19. Ele tinha sido internado no dia 13 deste mês na Santa Casa local.

INFORMAÇÃO DA PREFEITURA

Prefeitura explica sobre morte da mulher de Dracena.

“Por falha de comunicação interna, informação foi equivocadamente publicada.

Ontem (17) pela manhã, pontualmente às 7h32, a Vigilância Epidemiológica foi comunicada pela Santa Casa de Dracena de um ‘óbito ocorrido às 2h, devido ao COVID-19 e outras causas’ de uma pessoa que estava internada na UTI em isolamento, conforme imagem de prontuário hospitalar da paciente, na qual não será divulgado por questões de ética e legislação.

Porém, somente às 10h30, a Vigilância Epidemiológica recebeu um segundo comunicado com a via da declaração de óbito da paciente, onde estava atestado como umas das causas: ‘SEQUELA DE COVID-19’. No entanto, quando o segundo comunicado chegou às 10h30, a Prefeitura de Dracena já havia feito a publicidade do falecimento da paciente na rede social do Facebook, se pautando no que havia sido informado no primeiro comunicado às 7h32. Logo após a postagem, familiares da vítima se manifestaram nos comentários, visto isso, a postagem foi imediatamente apagada para averiguação. A Prefeitura entrou em contato com a Secretaria de Saúde, foi quando foi constatada a falha de comunicação da Santa Casa para a Secretaria, ou seja, num primeiro comunicado citou o falecimento ‘devido Covid-19’, e, num segundo comunicado, informou que a causa foi ‘sequela de Covid-19’, o que muda totalmente o cenário e dá razão aos familiares que comentaram na postagem.

Portanto, não houve declaração mentirosa por parte da Prefeitura e sim, um erro de comunicação entre Santa Casa e Vigilância Epidemiológica do município.

Diante dos tristes fatos, pedimos desculpas públicas pelo erro, reiteramos todos os nossos sentimentos aos familiares da senhora que faleceu e desejamos que Deus a receba em seus braços.

Aproveitamos o espaço para dizer que tomamos todos os cuidados possíveis neste tipo de publicação relacionado a óbitos por covid-19, como por exemplo, a não citação de nomes, visto que somos todos seres humanos passíveis de erros, e estamos trabalhando no limite psicológico no enfrentamento de uma pandemia sem precedentes na história mundial.

Estamos à disposição de todos os familiares que quiserem entrar em contato para esclarecer algum ponto que aqui não foi citado”.