A diretoria informa que o hospital não será fechado e UTI GERAL,
dentro de 48h estará apta a ter os pacientes de volta, seguindo a normalidade da unidade

A SANTA CASA DE DRACENA, em respeito aos seus usuários, vem a público relatar; informar; e esclarecer a ocorrência de fato relevante nas dependências físicas do hospital, cujo fato tem íntima ligação com o seu objeto enquanto nosocômio. É que, na manhã desta segunda-feira (23.11.2020), um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva
(UTI–GERAL, NÃO UTI–COVID-19) teve diagnosticado ser portador do vírus COVID–19, levando à disseminação de infecção. O paciente em questão, diante do quadro então constatado, foi removido para a UTI–COVID–19. Na sequência, com rigorosa observância aos protocolos, foram adotadas todas as medidas sanitárias, com a acomodação da UTI GERAL em um novo ambiente, para onde foram regularmente e sem atropelos, transferidos todos os pacientes ali internados, para então, promover-se a testagem de todos os pacientes internados naquela unidade; dos colaboradores diretos; ou daqueles que de qualquer modo tiveram contato com o paciente positivado.
No início do período noturno desta terça-feira (24.11.2020) os colaboradores do setor de limpeza e higienização, sob a incansável; elogiosa; e profissional orientação da CCIH – COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR, DIRETORIA TÉCNICA, DIRETORIA CLÍNICA e DIRETORIA ADMINISTRATIVA, efetuaram a desinfecção da UTI GERAL, que
dentro de 48h00 (quarenta e oito) horas está apta a ter os pacientes de volta, seguindo a normalidade da unidade.
No rescaldo da testagem para COVID–19, foram examinados colaboradores, médicos e paramédicos, de modo que, aqueles que testaram positivo foram afastados de suas funções e seguem o tratamento conforme orientações dos órgãos reguladores, com o inafastável acompanhamento pela Santa Casa de Dracena.
O fato é lamentável, mas dentro do planejamento estratégico da Santa Casa de Dracena, os colaboradores estavam precavidos/treinados/orientados quanto a maneira de agir, na eventualidade da ocorrência de uma contaminação a exemplo desta que infelizmente se
verificou.

Imprescindível informar que a rotina hospitalar, nos outros setores seguiu com a mais absoluta normalidade, tanto é que a UTI GERAL retornará ao seu fluxo ordinário na tarde desta quinta-feira (26.11.2020), sem que fosse cogitado e que sequer tenha tangenciada a possibilidade de fechamento do hospital, cujo transtorno seria muito maior e tudo isso, graças ao comprometimento sério; idôneo; honesto; comprometido; e profissional dos seus colaboradores e de todos os atores envolvidos na solução do problema, a situação foi contornada e seguirá o curso normal de suas atividades.
Desde os primeiros momentos desta ocorrência, a direção do hospital tem mantido as autoridades informadas, notadamente acerca das medidas que estavam sendo ultimadas e adotadas com vistas ao restabelecimento normal e seguro dos serviços.
A direção da Santa Casa de Dracena penhoradamente agradece o esforço de seus colaboradores e dos demais atores que não mediram forças na busca de uma solução técnica e segura. Agradece a compreensão das autoridades para em arremate assegurar o breve e seguro restabelecimento das atividades na Unidade atingida, alcançando a normalidade, pois o hospital tem como objeto social o cuidado da vida do ser humano, nosso bem mais precioso.

(Com informações DIRETORIA SANTA CASA DRACENA)