O prefeito de Dracena Juliano Bertolini, por meio de um decreto assinado no último sábado, 12, mas publicado com data de ontem, 14, estabeleceu e adequou a cidade nas novas normas e diretrizes do Governo de São Paulo. Até às 18 horas de ontem, 14, a Prefeitura ainda não havia editado um novo decreto que estabelecerá o horário de funcionamento do comércio em Dracena.

A ACE definiu que as lojas irão funcionar das 9h às 21h. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial da cidade, o comércio local funcionará a partir de hoje até a próxima sexta-feira, 18, das 9h às 21h. No sábado, 19, também abrirá às 9h e as lojas fecharão às 17h. Do dia 21 até o dia 23 o comércio ficará aberto das 9h às 21h, respeitando às 12 horas de funcionamento. Na véspera de Natal, dia 24, o comércio estará aberto das 9h às 17h. No dia 25 não haverá funcionamento das lojas em Dracena. Um dia após o Natal, 26, as lojas abrirão das 9h às 14h.

Na véspera do ano novo, 31, o comércio abrirá por quatro horas, das 9h às 13h. No primeiro dia de 2021 não haverá funcionamento das lojas e no dia 2, estarão abertas das 9h às 13h.

A extensão do expediente para 12 horas diárias em lojas pretende evitar a concentração de clientes em horários de pico no comércio durante as compras de final de ano. A expectativa é que a demanda das vendas presenciais seja diluída ao longo de todo o período.

Bares, restaurantes e lojas de conveniência

Outra mudança está no funcionamento de lojas de conveniência, bares e restaurantes. O decreto municipal de sábado, 12, ficou estabelecido que restaurantes irão atender até às 22 horas, podendo vender bebidas alcoólicas apenas até às 20 horas.

Já os bares poderão ficar abertos até às 20 horas, sendo esse horário limite para o fechamento dos estabelecimentos. Lojas de conveniência também só poderão vender bebidas alcoólicas até às 20 horas, independentemente se o for consumido no local ou para consumir em casa.

Segundo o decreto, estabelecimentos que não seguirem os protocolos de saúde sofrerão penalidades. A população não deve se descuidar e manter também todas as orientações já recomendadas, porque os casos positivos nos últimos dias voltaram a aumentar conforme mostram os números.

Expectativa de vendas da ACE

O tesoureiro da ACE, Luciano Gerlin, disse que a expectativa é boa. “Esperamos que o comércio consiga vender próximo do que vendemos no ano passado”.

Segundo ele, o comércio segue aquecido mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. “O pessoal está comprando mais, existe circulação de dinheiro. Há produtos em falta, então existe um comércio aquecido”, disse Gerlin.