A subnotificação de confirmações de infectados pelo novo coronavírus em Dracena durante os feriados se repetiu mais uma vez. Por causa dos recessos nas repartições públicas, os dias úteis após feriados prolongados registram recordes de novos casos.

Neste feriado prolongado foram confirmados mais 28 novos casos da doença em relação ao boletim da última quarta-feira, 23. Ao todo, já foram 1.443 confirmações da doença em Dracena. Deste total, dois estão em tratamento hospitalar. São 49 pessoas em isolamento domiciliar.

Em duas ocasiões, os novos casos após feriados superaram as três dezenas. No feriado de Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, foram confirmados 42 novos casos da doença, recorde diário durante a pandemia do novo coronavírus. Já no feriado do aniversário de Dracena, dia 8 deste mês, foram 33 novos casos.

Média móvel mostra real situação

Assim como os grandes veículos de comunicação em todo país, o Jornal Regional e Portal Regional calcula diariamente a média móvel dos novos da doença na cidade. A média dos últimos sete dias indica a real situação da doença na cidade, deixando de lado os finais de semana e feriados, onde não há atualização dos casos por parte do poder público.

Dia 14 de setembro, pico da doença na cidade, foram 26 novos casos. A média móvel dos últimos sete dias, naquele momento, estava em 16,14 casos por dia. Ontem, 28, a média móvel ficou em 7,71 novos casos por dia.

Esta conta é feita com a soma e de confirmações nos últimos sete dias dividido por sete.

Mais de 1300 curados e 30 suspeitos

São consideradas curadas do novo coronavírus 1.360. O número total de casos ativos na cidade está em 51 pessoas.

Além disso, a cidade acumula 30 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Destes suspeitos, nenhum está em tratamento hospitalar.

Dracena já registrou 32 óbitos em decorrência da covid-19.