A Santa Casa de Dracena está com metade dos leitos de UTI exclusivos para atender pacientes com covid ocupados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em divulgação referente aos leitos de UTI no Departamento Regional de Saúde XI, a Santa Casa de Dracena tem 50% dos leitos de UTI para covid ocupados. Dos dez leitos de UTI exclusivos no hospital dracenense, que atende toda a microrregião, cinco estão ocupados.

Porém, a situação dos leitos de enfermaria em Dracena é preocupante. De acordo com a planilha de leitos divulgados pela Secretaria de Saúde Estadual não existem mais leitos de enfermaria na Santa Casa de Dracena.

A partir do dia 22 de novembro, o boletim informativo divulgado pela Santa Casa local não difere mais leitos de enfermagem e de UTI ocupados por pessoas com covid. Anteriormente, o hospital divulgava os internados na enfermaria e na UTI de isolamento. Desde então não há mais essa separação no boletim, o que confirma a informação retirada junto à planilha da Secretaria Estadual de Saúde.

SAÚDE MUNICIPAL

Secretária informa que enfermaria foi desativada devido à baixa ocupação

A reportagem do JR e Portal Regional falou no início da noite de ontem, 3, com a secretária municipal de Saúde, Ronize Seefelder de Cursi, sobre o assunto, e, ela garantiu que a desativação da enfermaria se deu devido à baixa ocupação nos últimos dias, porém caso seja necessário, o atendimento será retomado como anteriormente. “Entramos em um acordo com a Santa Casa, porque a ocupação na enfermaria covid estava em 20%, portanto baixa”.

Ronize ainda pontuou o serviço oferecido 24 horas pelo Centro Municipal de Atendimento ao Covid (CEMAC). Segundo ela, o Centro conta com 5 leitos caso seja necessário um atendimento de suporte para pacientes de covid. “Não é uma UTI, porém temos equipe constituída por médicos, enfermeiros, entre outros, e o paciente poderá permanecer em média até 48 horas, no local”, explicou exemplificando uma situação de necessidade.

Ocupação de leitos exclusivos de UTIs em Presidente Prudente está 92%

Diferentemente do que está sendo visto em Dracena em relação aos leitos de UTI em Dracena, a maior cidade do Oeste Paulista, está à beira da lotação máxima nos hospitais. Somando os hospitais públicos e privados, são 25 leitos UTI covid adultos, 23 estão em uso. Ou seja, 92% dos leitos de UTI reservados para o tratamento da covid-19 em Presidente Prudente estão ocupados.

Em Presidente Prudente, o Ministério Público entrou em ação para impedir o avanço da doença e a superlotação dos hospitais. De acordo com o promotor de justiça Marcelo Creste, existem 12 pessoas aguardando leitos de UTI para covid nos hospitais da cidade, sendo que seis deles são moradores de Presidente Prudente.

A Santa Casa de Presidente Prudente encerrou 11 leitos de UTIs exclusivos para covid na última quarta-feira, 2. Diminuindo de 56 para 45 ocupações exclusivas para o tratamento.

O promotor solicitou que a Prefeitura de Presidente Prudente endurecesse as regras de isolamento na cidade. Entre as solicitações estão:

– Proibição da realização de festas (festas de casamento, aniversário, formaturas etc);

– Realização de missas e cultos com no máximo 20% da capacidade da igreja ou templo;

– Fixação de horário de funcionamento para bares e restaurantes até no máximo às 20 horas;

– Limitação do horário de funcionamento das lojas de conveniência instaladas em postos de combustíveis até no máximo às 18h (reclamações apontam que jovens se aglomeram na avenida do Cemitério; eles compram bebidas nessas lojas e centenas deles se aglomeram no entorno, pouco se importando com as regras sanitárias);

– Adote medidas, inclusive com a solicitação de apoio à Polícia Militar, para impedir aglomerações (art. 7º, parágrafo único, item 3, do Decreto 64.994/2020);

– Proíba a locação de chácaras situadas no município para a realização de eventos de qualquer natureza, em especial festas.