O novo prefeito de Dracena, André Lemos (Patriotas) tomará posse amanhã, 1°, para estar à frente do poder executivo municipal pelos próximos quatro anos.

Em conversa por telefone com a reportagem do Jornal Regional e Portal Regional, André Lemos disse que a prioridade logo no primeiro dia de trabalho será a Saúde. De acordo com ele, o tema da reunião será os leitos exclusivos para a covid-19.

André disse que na próxima semana já será celebrado o convênio entre o Ministério da Saúde e a Santa Casa local. “No início da semana será celebrado este convênio entre as partes e as UTIs seguem funcionando normalmente”, disse ele.

Em relação ao uso exclusivo de moradores de cidades do CISNAP, André disse que haverá uma mudança. “Agora os leitos de UTIs passam a fazer parte do Sistema Cross do Ministério da Saúde”, afirmou.

(O Sistema Cross permite que moradores de cidades correspondentes ao DRS possam utilizar tais leitos).

André afirmou que leu o contrato do CISNAP que acaba hoje, 31. Ele comentou que possa ter havido um equívoco na interpretação. “Não serão mais dez leitos com a assinatura da portaria do Ministério da Saúde. O que muda é que agora os leitos serão custeados pelo Governo Federal e não mais pelo CISNAP”, disse ele.

De acordo com Lemos, tal mudança estava prevista no contrato assinado no início da pandemia. “Isso já estava estabelecido, quando o Ministério da Saúde custeasse os leitos, o CISNAP não arcaria mais com os custos. Agora são só alguns ajustes no novo contrato”, explicou.

A reunião também tratou dos leitos de enfermaria. André foi categórico ao afirmar que nas primeiras semanas de janeiro um convênio entre a prefeitura e a Santa Casa será firmado para a reativação dos leitos de enfermaria no hospital.

“Serão de sete a quatorze leitos de enfermaria exclusivos para a covid-19 na cidade. Mais leitos de internação faz com que as UTIs sejam desafogadas e menos sobrecarregadas”, afirmou Lemos.

Sobre a expectativa para iniciar o mandato, André se diz tranquilo. “A expectativa é boa e os trabalhos já começam na segunda-feira. Toda nossa equipe está muito bem preparada”, finalizou André Lemos.