O prefeito de Dracena, André Lemos concedeu na tarde de ontem, 11, entrevista exclusiva para a reportagem do Jornal e Portal Regional. Diversos temas foram abordados na conversa, entre eles, como está sendo a primeira semana à frente do executivo municipal.

Sobre a questão financeira da Prefeitura, André disse que ainda estão sendo realizados levantamentos e estudos neste momento. “Essa primeira semana foi uma tomada de pé da situação em diversos âmbitos. A questão financeira vamos ter a situação mais concreta nesta semana, através de um estudo mais detalhado que está sendo realizado”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, o foco inicial foi na pandemia do novo coronavírus. “Principalmente focamos na questão da saúde e da pandemia. A semana serviu para tentar conter o avanço da doença e total preocupação com a saúde”, disse Lemos.

De acordo com o prefeito, houve um erro de interpretação da última gestão. “Foi um grande engano acreditar que teríamos 20 leitos de UTI exclusivos para a covid disponíveis. Quando foi feito o convênio com o CISNAP tinha uma cláusula que previa o pagamento desses leitos pelo Ministério da Saúde. Assim que o Ministério assumisse o custeio dos leitos, o CISNAP pararia de pagar. A partir do dia 1º de janeiro passou a ser custeado pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, passou a ser pelo sistema Cross, por isso, todas as vagas estão tomadas. Sobrou uma vaga aqui e vem gente de outras regiões, isso sempre aconteceu com os leitos de UTI da cidade mesmo antes da pandemia. Agora não temos mais exclusividade para esses leitos de UTI covid”, explicou.

André afirmou que em poucos dias conseguiu firmar um convênio com a Santa Casa para novos leitos exclusivos de enfermaria para atender a demanda da covid-19. “O que a gente percebeu era que o paciente chegava ao CEMAC com sintomas leves, mas não poderia ter alta, já que precisava de uma internação e medicação intravenosa. Esse paciente ia diretamente para o leito de UTI para tomar soro, remédios, enfim. Então reabrimos a enfermaria, com um custo muito menor. São até 14 leitos de enfermaria. A gente abriu na quinta-feira, em três dias alinhamos com a santa casa, firmamos o convênio e já colocamos em prática. Dessa forma desafoga a UTI e diminuem os índices de internações”, afirmou Lemos.

Quanto às obras iniciadas pela antiga gestão, como a praça da igreja Matriz e Postão, serão concluídas, porém os cuidados com os recursos municipais serão importantes. “As obras iniciadas serão concluídas. Vamos apertar as empresas para que entreguem tudo certo. Percebemos algumas falhar em algumas obras, iremos cobrar as empresas responsáveis para que entreguem tudo como combinado em contrato”, explicou.

Sobre o CISNAP, André Lemos, recém-eleito presidente, afirmou que o consórcio irá atender outros serviços públicos além da saúde, como meio ambiente e assistência social. “O CISNAP pensa em atender outros serviços públicos além da saúde. Ele foi preparado nos últimos três anos para isso e atenderá também as áreas de assistência social e meio ambiente. Tem coisas que para o município arcar sozinho fica muito pesado. Aterro sanitário, Casa da Criança que onera muito recurso, entre outras coisas”, disse o atual prefeito.

Em relação à Casa da Criança, André Lemos afirmou que nos próximos meses, o serviço estará ativo novamente em Dracena. E mais, disse que há um convênio com Junqueirópolis para o uso compartilhado de forma temporária da Casa da Criança na cidade vizinha. “A ideia é que a gente faça uma Casa da Criança aqui em Dracena para atender os municípios conveniados do CISNAP. Estivemos no Ministério Público e ficou decidido que em 120 dias teremos novamente a Casa da Criança aqui em Dracena”, ressaltou André Lemos.

Na mesma linha, a Casa de Acolhimento, espaço reservado para mulheres agredidas ou em vulnerabilidade, pedido antigo da Defensoria Pública, deve ser tema de debate no CISNAP. “É outra coisa que estamos estudando para que o CISNAP possa também estar a par dessa situação e prestar atenção e apoio para toda a região”, afirmou.

Sobre o corpo de secretários, André Lemos disse que ontem durante todo o período da manhã, foi promovida a primeira reunião. “Tivemos a primeira reunião de secretariado, todos falaram sobre o que fizeram e o que tem de avanço. A turma não teve participação na política, são técnicos. Porém, sinto todos eles com bastante vontade de trabalhar em prol da população”, concluiu.

(Rosana Gonçalves/Pedro Reis)