A cidade de Dracena registrou hoje o segundo maior índice de novos casos de covid-19 na cidade desde 14 de setembro, pico da doença na cidade milagre. De acordo com levantamento realizado pelo Jornal Regional e Portal Regional, que acompanha a evolução da doença na cidade, hoje a média móvel marcou 13 confirmações por dia.

Tal média é utilizada para se ter a real noção do avanço do vírus, evitando os casos de subnotificação nos finais de semana e feriados, dias que não são divulgados o boletim diário. Durante os cinco dias sem boletins divulgados, devido ao recesso de ano novo, na segunda-feira, 4, foram 63 confirmações em apenas um dia. Mostrando a subnotificação dos dias anteriores

O gráfico elaborado pela reportagem mostra que o pico de contágio da doença na cidade se deu em 14 de setembro, onde a média de novos casos nos últimos sete dias estava em 16 confirmações diárias. É possível afirmar que neste dia a doença chegou ao ápice em Dracena.

Após uma queda continua até a metade de outubro, e um leve aumento em 21 de outubro, a cidade registrou média dois casos em sete dias em 3 de novembro, neste dia é possível considerar a mais baixa taxa de contágio do vírus desde o início de julho.

Desde o dia 9 de dezembro a média móvel aponta que existe na cidade grande aumento de casos. Chegando ontem, 6, no segundo maior pico desde 1º de abril, data da primeira confirmação de covid em Dracena.

Acompanhe a evolução da covid-19 em Dracena no gráfico abaixo: