O Ministério da Saúde segue ampliando as ações para auxiliar Rondônia no enfrentamento à Covid-19. Entre a última segunda (25/01) e quarta-feira (27/01), 22 pacientes foram transferidos para outros estados – 13 para Curitiba (PR) e 9 para Porto Alegre (RS). A ação tem apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) disponibilizou o banco de dados do Ministério da Saúde para que seja realizada a contratação de médicos para atuarem no combate à pandemia – desde segunda-feira (25/01), 66 médicos (42 intensivistas e 24 clínicos gerais) foram disponibilizados a Rondônia – o responsável pela contratação dos profissionais é o gestor local.

Foram enviados ao estado, também, equipamentos e insumos: 900 óculos e protetores faciais; 37,7 mil máscaras cirúrgicas; 1 mil sapatilhas e toucas; 23 ventiladores pulmonares de UTI; e 1 ventilador pulmonar de transporte.

Além disso, a Força Nacional do SUS está atuando no estado para diagnóstico da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de desafogar a saúde pública local. Já foi providenciado também o envio ao estado de equipamentos para abrir novos leitos, como monitores e ventiladores pulmonares, além de insumos para intubação orotraqueal.

O Ministério da Saúde continua monitorando o cenário epidemiológico de Rondônia e, conforme a necessidade, novas ações podem ser executadas pelo Governo Federal para dar suporte ao estado e aos municípios no combate à pandemia, ampliando, assim, o cuidado aos pacientes e salvando vidas.

(Marina Pagno/Ministério da Saúde)