O Caipirapuru – tradicional Festival Caipira de Irapuru – chegou aos 20 anos de realização. Renato de Jesus Souza Silva, o Jesus de Burarama, escritor, cordelista e caipirólogo, um dos organizadores do evento contou que para não deixar a data passar em branco, devido à pandemia, no dia 29 de dezembro, exatamente no dia dos 20 anos (29/12/2001), houve a live. Ele até brincou: “caipira agora faz ‘laive’, para comemorar a data (inclusive foi o Jornal Regional de Dracena), o primeiro a divulgar na mídia impressa o festival”.

Renato de Jesus disse que no ano passado, o grupo conseguiu aprovar pelo ProAc – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o projeto Caipirapuru 2019 – Festival Caipira de Irapuru –  Rumo aos 20 Anos. “No fim de 2019 realizamos com sucesso o Caipirapuru 2019, restando uma segunda parte do projeto para o ano de 2020, com várias atividades previstas,  de maneira que junto ao Caipirapuru 2020, pudéssemos comemorar os 20 anos do Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru, que foi o embrião da melhor festa caipira do Oeste Paulista. Mas aí entrou a pandemia da Covid-19 que proibiu os eventos presenciais e criou uma série de problemas para nossas atividades”, explicou.

Segundo ele, com o apoio da Prefeitura de Irapuru, que cedeu o Centro Cultural da cidade, foi feita uma gravação ao vivo pela internet. “Convidamos os grupos de Prudente Trio Pantanal, Benê Soares e Rouxinol (mais Juraci Sanfoneiro e Paulinho Soares), mais o violeiro Mariano da Viola, de Sorocaba e o violonista e cantador Edson Esteves, de Marília/Irapuru (que já estavam na cidade) e fizemos uma hora de apresentação de várias músicas da nossa cultura caipira, falando do apoio do ProAc e da importância do Caipirapuru, na formação de vários artistas da nossa região, como os já citados, além de Júlio Santim, Mauro Silva e Oliveira, Renato Mendonça, dentre tantos, que inclusive lançaram CDs, sem falar em mim, que me descobri como cordelista Jesus de Burarama dentro da festa”, pontuou.

O Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru nasceu em 2001, que continuou em 2002 e 2003; em 2004 foi criado também a Feira Regional de Artesanato Caipira (Caipirarte) e, em 2005, foi criada a Festa do Milho (ideia do Júlio Santim) representando a culinária típica caipira. “Em 2005, juntamos estes três segmentos, Encontro de Violeiros e Cantadores, Feira de Artesanato e Festa do Milho, os quais, com apoio de entidades e moradores da cidade, se transformaram no Caipirapuru – Festival Caipira de Irapuru, que seguiu adiante sem faltar nenhum ano”.

Mesmo em 2020, apesar de não ter a festa presencial, houve a live dos 20 anos. Para este ano, Renato de Jesus acredita que a festa ainda será melhor. “Será no fim do ano, já com a vacina em ação e também pelo fato de que dois companheiros da comissão organizadora da festa, Mazinho Calegão e Luiz Vitoretti, foram eleitos respectivamente prefeito e vice-prefeito da cidade. Acreditamos assim que nossa festa terá o apoio que ela merece”, frisou.