Fevereiro se encerrou com a saúde de Dracena em colapso e explosão no número de casos e mortos causados pela covid-19. Foram registrados 30 óbitos nos 28 dias deste mês (Hoje, 27, e amanhã, 28, não é divulgado o boletim oficial).

Foram 275% de óbitos a mais que os registrados em janeiro, que somaram oito vítimas fatais da doença na cidade. Para ter noção do tamanho da gravidade que é a situação da cidade, fevereiro teve apenas dois óbitos de dracenenses a menos que os 275 dias de pandemia na cidade em 2020.

Já o número de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus nestes 26 dias na cidade foi de 1.183. Em comparação ao mês de janeiro o aumento foi de 106%. Se formos comparar com o número de confirmações em 2020, que somaram 1.460, apenas 277 novos casos a menos.

O ano de 2021 representou um crescimento rápido e brutal de casos na cidade. Nos 58 dias do ano foram registrados 1.756 positivados para a doença e 38 dracenenses perderam a vida em decorrência da covid.

Mais seis óbito na cidade

A prefeitura de Dracena, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou o mais seis óbitos em decorrência da covid-19.

O 65º óbito trata-se de uma mulher de 70 anos, moradora do município, que faleceu na última quinta-feira, 25.

O 66º óbito trata-se de um homem de 73 anos, morador do município, que faleceu no último dia 18. O senhor esteve internado no Hospital Regional de Assis quando veio a óbito às 10h23 daquele dia.

O 67º óbito trata-se de uma mulher de 52 anos, moradora do município. Ela estava internada na Santa Casa de Osvaldo Cruz e veio a óbito no dia 19 deste mês.

68º falecimento trata-se de um homem de 87 anos, morador do município, que faleceu no último dia 2. O senhor esteve internado na Santa Casa de Presidente Epitácio quando veio a óbito.

O 69º óbito confirmado trata-se de uma mulher de 25 anos, moradora do município. A jovem esteve internada na Santa Casa de Presidente Epitácio quando veio a óbito.  Ela faleceu na última segunda-feira, 22.

O 70º óbito trata-se de uma mulher de 87 anos, moradora do município, que faleceu na manhã de ontem, 26. Ela estava internada na Santa Casa de Dracena desde o dia 24 mas não resistiu a covid-19

Pior média móvel pelo quinto dia seguido

Com a soma dos casos confirmados nesta quarta-feira, Dracena atingiu novamente o pico de contágio da doença na cidade pelo quinto dia seguido. Atualmente, a média móvel diária está em 57,2 casos por dia. A média móvel mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.

Boletim diário

A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem, 26, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.

Foram confirmados mais 48 novos casos da doença em relação ao boletim da última quinta-feira, 25. Ao todo, já foram 3.213 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 27 dracenenses estão em tratamento hospitalar e outras 707 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.

São consideradas curadas do novo coronavírus 2.409 pessoas. Além disso, a cidade acumula 60 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Todos os suspeitos em isolamento domiciliar de acordo com a prefeitura.

O número total de casos ativos na cidade está em 734 pessoas, 28 a mais que na quinta-feira. Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.

Saúde municipal em colápso

O boletim de ontem, 26, da Santa Casa de Dracena sobre o covid-19 informava que dez pacientes positivos para a doença estavam internados na UTI COVID e outros 20, que também testaram positivo para a covid-19, estavam em tratamento na enfermaria, com isso, eram 30 internações com pacientes positivados.

Então a capacidade total do hospital está ocupada, seja para enfermaria ou para UTI.

Com relação aos casos suspeitos do novo coronavírus, existem dois pacientes internados em leitos de enfermaria no hospital. O hospital ainda informa que houveram dois óbitos suspeitos na instituição que aguardam resultados de exames.

Vale lembrar que a Santa Casa atende moradores da microrregião de Dracena.

Confira o gráfico com a evolução dos casos de covid na cidade: