O comerciante atleta e ex-hipertenso, fala da vitória contra a Covid e do retorno ao ciclismo e nas maratonas. Endil Paraguai tem 35 anos, sendo que há sete participa de maratonas e também de viagens pedalando uma bike.

Ele conta que retornou as atividades correndo e pedalando desde o começo de fevereiro de 2021. Endil ficou parado das atividades por 50 dias, entre dezembro do ano passado até este mês por ter contraído da Covid-19. Explicou que para voltar com aos treinos teve que fazer os exames que confirmaram estar apto.

Endil alerta que o atleta quem teve a doença não pode retornar aos treinos sem os exames que garante estar 100%, pois caso contrário, corre o risco de ter morte súbita. Ele diz que os exames comprovaram estar com a saúde 100% recuperada e já voltou aos treinos. Endil Paraguai, que é dono de um bar e lanchonete em frete a Praça Rotary em Dracena, lembra que desde que antes de pedalar e correr era hipertenso e que após praticar o esporte a pressão arterial que ficava entre 18 e 19, agora normalizou e nunca mais teve alteração e nem precisou tomar remédios.

O comerciante atleta faz questão de ressaltar que a prática de esporte trouxe mais qualidade de vida e é essencial para a saúde. A maior competição de Endil foi a Maratona do Rio de Janeiro no ano passado completando o percurso de 42,195km, ficando entre os primeiros 210 atletas da competição de um total de 15 mil competidores. No pedal foi a viagem de Dracena até Três Lagoas (MS), num total de 235 km.

Endil Paraguai sem dúvida é um exemplo de superação a ser seguido, pois venceu as dificuldades que teve pela frente e agora está pronto para voltar a viver as emoções que o esporte oferece.