O número de óbitos causados pela covid em Dracena dobrou em apenas 50 dias. Em 6 de janeiro deste ano haviam sido registrados 32 óbitos até então. Ontem, 25 deste mês a marca chegou a 64, um aumento exatamente de 100% no período.

Em 2021, um dracenense faleceu por covid a cada dois dias. No ano passado, entre 1º de abril, data da primeira confirmação da doença na cidade e 31 de dezembro, foram 275 dias e as mesmas 32 mortes, uma morte a cada 8 dias.

Este ano a taxa de letalidade da doença está em 1,97% na cidade. Se comparados com o período anterior aos dias de 2021 a mortalidade da covid é menor. O ano de 2020 fechou com uma taxa de letalidade 2,19%.

Mais três óbito na cidade

A prefeitura de Dracena, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou o mais três óbitos em decorrência da covid-19.

O 62º óbito trata-se de um homem de 72 anos, morador do município, que faleceu na última terça-feira, 23.

O 63º óbito trata-se de um homem de 67 anos, morador do município, que faleceu ontem, 25. O senhor esteve internado na Santa Casa local entre os dias 23 e 25 deste mês, quando veio a óbito às 1h10.

O 64º óbito trata-se de um homem de 76 anos, morador do município, que faleceu ontem, 25.

Pior média móvel pelo quarto dia seguido

Com a soma dos casos confirmados nesta quarta-feira, Dracena atingiu novamente o pico de contágio da doença na cidade pelo quarto dia seguido. Atualmente, a média móvel diária está em 57,5 casos por dia. A média móvel mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.

Boletim diário

A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem, 25, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.

Foram confirmados mais 76 novos casos da doença em relação ao boletim da última quarta-feira, 24. Ao todo, já foram 3.168 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 27 dracenenses estão em tratamento hospitalar e 689 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.

São consideradas curadas do novo coronavírus 2.388 pessoas. Além disso, a cidade acumula 52 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Dentre estes suspeitos, dois estão em tratamento hospitalar. Todos os suspeitos em isolamento domiciliar de acordo com a prefeitura.

O número total de casos ativos na cidade está em 716 pessoas, 47 a menos que na quarta-feira. Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.

UTI da Santa Casa de Dracena está com 100% de ocupação

O boletim de ontem, 25, da Santa Casa de Dracena sobre o covid-19 informava que dez pacientes positivos para a doença estavam internados na UTI COVID e outros 22, que também testaram positivo para a covid-19, estavam em tratamento na enfermaria, com isso, eram 32 internações com pacientes positivados.

Com relação aos casos suspeitos do novo coronavírus, existem dois pacientes internados em leitos de enfermaria no hospital.

Vale lembrar que a Santa Casa atende moradores da microrregião de Dracena.