O prefeito André Lemos divulgou durante live em sua página no Facebook na última segunda-feira, 15, que pretende enviar para a polícia a lista diária com nomes de pessoas que estão infectadas com a Covid-19 e continuam saindo normalmente de casa e colocando em risco outras pessoas com o vírus.

Ele afirmou que entende que com a lista em mãos a polícia pode verificar se a pessoa testou positivo para a Covid está respeitando ou não o período da quarentena determinada pelo médico. “Se a polícia constatar que a pessoa infectada não está em casa à mesma só pode ir ao CEMAC e não pode frequentar o mercado, a lotérica e em lugar nenhum. Ela tem que ficar em casa ou sendo atendida pelo médico no CEMAC. Vamos fazer essa lista e a polícia poderá por amostragem realizar a verificação  de pessoas que estão furando a quarentena porque isso está acontecendo, infelizmente. Tem gente confirmada positiva ou a esposa ou o filho ou está com o vírus e a pessoa continua trabalhando ou indo no mercado e em outros lugares sem contar nada para ninguém e acho isso uma exposição  aos outros desnecessária  e é um crime”, comentou o prefeito.

A decisão do prefeito André ocorre em virtude do aumento de casos da doença em Dracena nos últimos dias.

Na manhã desta terça-feira, 16, o delegado Nilton Santos Paschoal disse por telefone que ainda não havia recebido nenhuma lista do poder executivo com os nomes das pessoas doentes com o vírus que estão desrespeitando a ordem médica.

Quem desrespeitar a quarentena pode responder criminalmente

A prefeitura de Dracena confirmou, através de nota que tal medida será adotada. Segundo publicação no site oficial, “caso a Polícia compareça em alguma casa dessas pessoas indicadas na lista, ela só poderá ser  localizada no CEMAC, se for encontrada em outro local, ela será responsabilizada criminalmente pelo artigo 268, do Código Penal que diz: Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa. Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.”, disse a nota da municipalidade.

Além disso, a prefeitura local reforçou que outra ação está sendo iniciada na cidade, diz respeito ao DISK DENÚNCIA – cidadãos poderão denunciar se souberem de pessoas contaminadas e que não estejam cumprindo a quarentena, aglomerações e ainda estabelecimentos que não estejam cumprindo o decreto. Basta ligar no (18) 99643-3435 e informar tal situação.