A Prefeitura Municipal de Tupi Paulista decidiu aumentar ainda mais as restrições e decretou o retorno do município para a Fase Vermelha do Plano São Paulo, permitindo apenas que serviços essenciais possam funcionar.

A reclassificação foi anunciada por recomendação do Ministério Público e em conjunto na tarde desta quarta-feira (17) após reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista – CISNAP e as novas regras passaram a valer desde ontem, 18.

De acordo com o decreto, a medida decorre do aumento exponencial de casos da COVID no município, que teve um aumento de mais de 350 casos novos nos últimos dois meses. Também ao fato da ocupação de 100% dos leitos em nosso município e na região.

Com o retorno para a fase vermelha, há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Medidas mais restritivas ainda estão sendo estudadas.

De acordo com os dados do boletim epidemiológico atualizado nesta quarta-feira, 17, Tupi Paulista tem 693 casos confirmados de Covid-19, com 111 pacientes em isolamento domiciliar e outras 11 pessoas em tratamento hospitalar.

Ainda existem 107 suspeitos no aguardo dos resultados de exames. (Com informações/Prefeitura de Tupi Paulista)