Nas duas primeiras sessões ordinárias do ano, o vereador e presidente do Legislativo de Panorama, Marcelo Saranti, apresentou três propostas que auxiliarão a limpeza pública na cidade. São elas: Os Guardiões da Praça, criação de EcoPontos e a Operação Cidade Limpa.

Os Guardiões da Praça

Os Guardiões serão selecionados pela prefeitura, enumerados como autônomos ou obtendo desconto/isenção de pagamento de impostos municipais, ficando responsáveis pela manutenção básica de uma praça executando serviços como varrição de canteiro, plantio de flores e mudas, roçagem, capinação, manutenção ou indicação de manutenção. O principal objetivo é que uma pessoa que resida nas imediações da praça cuide da manutenção e a sua presença no local diariamente auxilia para um local limpo e organizado, evitando vandalismo, descarte irregular de lixo e entulhos.

EcoPontos

Criação de Ecopontos em bairros da cidade para o descarte seletivo de objetos de várias naturezas como restos de construção civil, madeiras, recicláveis, lâmpadas, vidros, óleo de cozinha, pneu, material eletrônico e material orgânico bruto (folhas e galhos de pequeno porte), o principal objetivo é de conscientização para que o cidadão tenha um local disponível para descarte que na maioria das vezes são despejados de forma irregular em canteiros, praças, vias públicas ou terrenos baldios.

Operação Cidade Limpa

Sugere a criação de um calendário anual informando aos moradores de toda cidade sobre a operação cidade limpa que tem como objetivo principal organizar um grande mutirão de limpeza na cidade, a fim de combater a Dengue , Zika Virus e a Chikungunya, além de animais peçonhentos.

Neste mutirão de limpeza o morador fica responsável pela retirada da parte interna de seu imóvel os pertences que serão descartados, depositando na sua calçada em frente a sua residência um dia antes da prefeitura passar para a coleta.

“Com estes projetos em andamento, acreditamos que conseguiremos manter a cidade limpa e organizada, cobrando responsabilidades não só do Prefeito, mas também de toda população”, disse Marcelo Saranti.