A Fisioterapeuta e vereadora tupiense Joisiany Ceber (DEM), que também é resgatadora de animais abandonados em Tupi Paulista, é favorável a aprovação de projeto legislativo que poderia proibir a soltura de fogos de artificio na cidade.

Ela segue o mesmo objetivo de pessoas de outras cidades que entendem que a proibição evita danos maiores. Segundo a vereadora, a elaboração do projeto de lei referente ao assunto está em fase de estudo, mas existem os que são contra. “Eu sou contra a soltura de fogos, mas tem muita rejeição e também a favor, mas a gente está estudando uma melhor maneira”, comentou via WhatsApp a vereadora Joisianiy.

A elaboração de projeto de lei proibindo a soltura de fogos também sendo em várias câmaras municipais do estado de São Paulo.

Na Câmara Municipal do município de Coronel Macedo, que tem 50 mil habitantes, na região de Taquarituba, distante 330 km da capital paulista, o vereador Luiz Donizete Garcia, o popular Téo Garcia, do PSDB, apresentou indicação ao presidente do legislativo que discipline a utilização de fogos de artificio com estouro ou estampido, a fim de evitar os danos irreversíveis à audição das crianças, adultos e dos idosos, além dos enfermos, autistas e aos animais que ficam claramente perturbados com o barulho e a poluição sonora.

Téo também pretende transformar a indicação em projeto legislativo como aconteceu em Itararé.

Em Dracena, no ano passado houve até um abaixo assinado pedindo a proibição, mas o assunto esfriou.