A cidade de Dracena atingiu ontem a média móvel de novos casos de covid-19 mais baixa desde a metade de janeiro, quando naquele momento a tendência era de forte alta nos casos.

Após uma escalada vertiginosa de novas confirmações no início deste ano e o pico de contágio da doença atingido em 25 de fevereiro, a cidade aparentemente segue com queda na taxa de contágio.

Com a soma dos casos confirmados nesta segunda-feira, Dracena segue com ritmo de desaceleração de contágio da doença. Atualmente, a média móvel diária está em 16,7 casos por dia. É a menor desde 14 de janeiro, quando tal média estava em 15,4

A média de novos casos confirmados de ontem é 30% menor que há 14 dias, o que segundo especialistas representa tendência de queda nos casos. No dia 15 deste mês a média de novos casos estava em 24,1 por dia.

Este cálculo mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.

A queda vem de encontro com as medidas mais firmes de restrições e lockdown impostas pela prefeitura local desde o dia 18 de fevereiro. Medidas foram relaxadas na semana passada.

Média móvel de óbitos

Paralelamente a queda de novos casos confirmados da doença, o índice de mortes causados pela covid segue em queda após o pico de vitimas fatais de a doença ter acontecido exatamente há 15 dias.

Naquele momento, o pior vivido pela cidade até aqui, a média móvel de novos óbitos era de 4,4 confirmações por dia.

Somando mais cinco mortes confirmadas oficialmente nesta segunda-feira, Dracena está em ritmo de queda de mortes causadas pela doença. Atualmente, a média móvel diária de mortes está em 2,7 casos por dia. Atualmente, a tendência é de queda nas mortes, já que a média de é 38% menor ao visto no dia 15 deste mês, o que representa tendência de queda nas mortes.