Na entrevista coletiva de ontem, 5, no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado fez os mais recentes informes sobre o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de retomada da economia paulista em condições desafiadoras.  17% dos casos de Covid no mundo vêm hoje do Brasil, que está na iminência de vivenciar um colapso em seu sistema de saúde. Na 9ª semana epidemiológica do ano, SP tem hoje 77,4% de seus leitos de UTI ocupados (na RMSP esta mesma taxa atinge hoje 79%).

7.892 pessoas estão internadas em leitos intensivos e 9.910 em leitos de enfermaria.  1,8 milhão de pacientes se recuperaram da doença, com mais de 207 mil altas hospitalares. A cada dois minutos, três pacientes são internados no estado, seja em enfermaria, seja em leitos intensivos. O estado possui hoje um total de 8.839 leitos de UTI para pacientes com Covid.

SP registrou aumento de 0,4% em novos casos de Covid ante a semana epidemiológica anterior. 13,2% foi o incremento no número de óbitos. E 13,5% a alta nas internações hospitalares.

O Secretário Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional, reforçou a importância de cumprimento do Plano SP em todas as regiões do estado e recomendou a todos aqueles que puderem desempenhar suas funções à distância que façam o tele trabalho, medida importante nas atuais circunstâncias.

“A fase vermelha em todas as regiões do estado foi  alinhada em conjunto com as lideranças municipais e a sociedade civil, para superarmos o momento crítico por que passamos. Também trabalhamos em conjunto com as Prefeituras da Região Metropolitana de SP para um possível escalonamento do transporte público e, assim, obtermos menor circulação de pessoas neste período. Pedimos a colaboração de toda a sociedade”, afirmou Vinholi.