O ano de 2021 se tornou em tragédia em Dracena devido à pandemia do novo coronavírus. Dracena enfrenta neste momento o que praticamente todo o Brasil deve enfrentar nas próximas semanas.

Casos de covid-19 na cidade aumentaram de forma rápida e continua desde o dia 4 de janeiro. A saúde municipal chegou ao colapso, já que não havia mais leitos de UTI e de enfermaria para as internações.

Neste ano, até esta terça-feira, 2, passaram-se 61 dias e 1.863 dracenenses testaram positivo para a doença. De acordo com o levantamento realizado pelo JR desde o início da pandemia, os números mostrar que 1,27 residentes do município foram infectados por hora na cidade.

Em fevereiro, pior mês registrado na pandemia, o número é pior, chegando a marca 1,76 infectado por hora.

Em fevereiro, mais de um dracenense faleceu em decorrência da covid por dia. Foram 30 óbitos em 28 dias. Durante os 61 dias deste ano, 45 pessoas já perderam a luta contra a covid-19.

Jovem de 23 anos tem óbito confirmado para covid

A prefeitura de Dracena, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou o mais quatro óbitos em decorrência da covid-19. Com essas novas confirmações, a cidade acumula 77 óbitos em decorrência da covdi-19

Entre as vítimas fatais confirmadas nas últimas 24 horas está a jovem de 23 anos que havia falecido no último dia 28 de fevereiro. Segundo informou a prefeitura local, a moradora de Dracena estava grávida e o recém-nascido foi transferido para Presidente Prudente, porém não resistiu.

Os outros três óbitos confirmados tratam-se de duas mulheres. Uma de 86 anos que faleceu no dia 26 de fevereiro eteve confirmação para a doença ontem, 2. Ela esteve internada no Hospital Regional de Presidente Prudente. A outra mulher é uma senhora de 79 anos, que estava na Santa Casa local e faleceu às 23h55 da segunda-feira, 1.

O outro óbito trata-se de um homem de 43 anos, também morador de Dracena, que esteve internado na Santa Casa local entre os dias 23/02 e 01/03, quando veio a óbito às 13h10.

Média móvel em queda pelo segundo dia seguido

Com a soma dos casos confirmados nesta terça-feira, Dracena novamente registrou queda na média móvel diária de novos casos da doença na cidade. Porém a situação ainda é preocupante, já que o quadro mostra aumento de 12,3% na média móvel em comparação a 14 dias atrás.

Isso significa que os novos casos da doença se estabilizaram no pico atingido no início da semana passada.

Atualmente, a média móvel está em 43,8 casos por dia. A média móvel mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.

A média móvel de mortes está em 2,4.

Boletim diário

A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem, 2, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.

Foram confirmados mais 51 novos casos da doença em relação ao boletim da última segunda-feira, 1. Ao todo, já foram 3.320 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 26 dracenenses estão em tratamento hospitalar e outras 726 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.

São consideradas curadas do novo coronavírus 2.491 pessoas. Além disso, a cidade acumula 40 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Todos os suspeitos em isolamento domiciliar de acordo com a prefeitura.

O número total de casos ativos na cidade está em 752 pessoas. Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.

Saúde municipal segue com situação preocupante

O boletim de ontem, 2, da Santa Casa de Dracena sobre o covid-19 informava que oito pacientes positivos para a doença estavam internados na UTI COVID e outros 18, que também testaram positivo para a covid-19, estavam em tratamento na enfermaria, com isso, eram 26 internações com pacientes positivados.

Com relação aos casos suspeitos do novo coronavírus, existem dois pacientes internados em leitos do hospital. Um está na enfermaria e outro na UTI. Com isso o hospital conta com 93,3% de ocupação de leitos exclusivos para a covid. Essas vagas estão sendo ocupadas pelos pacientes que aguardam internações.

Vale lembrar que a Santa Casa atende moradores da microrregião de Dracena.