Todos moradores de Dracena sabem da situação complicada que a cidade está encontrando para controlar o avanço da covid no município. Desde o dia 15 de janeiro os leitos usados para o tratamento de covid na Santa Casa local estão com 80% da capacidade ocupada.

Ontem, 4, o boletim informativo do hospital informou que haviam 33 internados que testaram positivo para a doença. No último dia 25 de fevereiro a reportagem do Jornal Regional e Portal Regional entrou em contato com a assessoria do hospital para saber a capacidade total dos leitos. A resposta foi que havia 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria usados para o tratamento da covid.

Com o avanço da doença de forma rápida e progressiva desde o início de 2021, a capacidade do hospital está superlotada há 49 dias. Nesta quinta-feira, três leitos de enfermaria estavam sendo usados para o tratamento da covid. A ocupação está em 110% no hospital.

Além disso, no fim da tarde de ontem, o grupo dracenenses Unidos Por Dracena informou que o PAM e o CEMAC, que apoiam a Santa Casa, necessitam de fisioterapeutas voluntários para ajudar no tratamento de internados. De acordo com o informado por Allan Faveri, muitos hospitalizados não estão conseguindo respirar mesmo com o auxilio do oxigênio e existe a necessidade do tratamento fisioterapêutico.

Recorde de mortes

Ontem, 4, Dracena atingiu um novo recorde de mortes confirmadas por covid em 24 horas. Foram sete novas confirmações. Ao todo, 85 dracenenses já perderam a vida em decorrência da covid-19.

Entre os sete óbitos confirmados ontem, são cinco mulheres e dois homens. Quatro desses falecimentos estiveram em tratamento no PAM ou no CEMAC.

A média móvel de novos óbitos pela covid está em 3 atualmente. Há 14 dias a mesma média marcava apenas uma morte por dia. Isso representa aumento de 200%.

Média de novos casos em queda

A média móvel de novos casos por dia em Dracena alcançou hoje o menor índice desde o dia 11 de fevereiro, marcando 33,8 confirmações por dia. De acordo com os critérios utilizados para definir o aumento ou regressão da doença em um local, há 14 dias a mesma média era de 47,2. Isso representa baixa de 28,3%.

As medidas de fechamento de comércio, retrocesso para a fase vermelha, toque de recolher e lockdown seguem fazendo efeito na cidade. Além disso, a população precisa seguir a risca as recomendações de distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.

Boletim diário

A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem, 4, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.

Foram confirmados mais 42 novos casos da doença em relação ao boletim da última quarta-feira, 3. Ao todo, já foram 3.402 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 29 dracenenses estão em tratamento hospitalar e outras 745 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.

São consideradas curadas do novo coronavírus 2.543 pessoas. Além disso, a cidade acumula 49 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Entre os suspeitos, 48 em isolamento domiciliar e um está em tratamento hospitalar de acordo com a prefeitura.

O número total de casos ativos na cidade está em 774 pessoas. Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.

Confira abaixo o gráfico com a situação do avanço da covid em Dracena: