A Santa Casa de Dracena, juntamente com o Ministério Público e o executivo municipal realizaram ontem uma coletiva de imprensa para falar sobre a situação da covid no município. Estiveram presentes o promotor de justiça Ruy Bodini, a subsecretária de saúde Geni Lobo Pesin, e a chefe das UTIs covid na cidade, Dra. Aline Damasceno.

Durante a coletiva, a médica infectologista da Santa Casa informou que a situação da capacidade hospitalar e dos dias de terror que terá que enfrentar nas próximas semanas. “Estamos vivendo o pior momento da pandemia. Com o advento dessa nova cepa na cidade, buscamos saber como estava sendo feito os protocolos para o tratamento dos pacientes hospitalizados nas cidades que já estavam sofrendo com a P-1. Descobrimos que não há protocolo definido e que a única forma é tentar conter o avanço da doença para desafogar os hospitais”, disse a médica.

Quanto a realidade enfrentada na Santa Casa, PAM e CEMAC, Damasceno informou que os leitos de UTI que irão ser abertos nos próximos dias na cidade já estão ocupados. “Hoje, temos 10 pacientes entubados na UTI da Santa Casa, 5 entubados na enfermaria e outros cinco entubados no PAM. Além disso, a cidade conta com 24 pessoas aguardando internações. Está na hora de levarmos a sério essa doença”, explicou a infectologista.

Segundo ela, mesmo com a queda da média móvel de novos, não possível medirem o tamanho do problema por novas contaminações, mas sim com o número de internados. “Com a quantidade de pessoas que estão internadas ou precisando de internação, sabemos que teremos semanas difíceis pela frente”, concluiu Damasceno.

O promotor Ruy Bodini também participou da coletiva e disse que é possível sim se levar em conta um lockdown total, nos moldes que está sendo feito em Araraquara, cidade também acometida pela nova variante. “Não é uma decisão única do MP, mas sim podemos levar em consideração se a população não contribuir e respeitar as medidas de isolamento social. Essa é a única forma de conter a doença neste momento”, disse ele.

Bodini ressaltou que critérios econômicos também são levados em conta no momento de recomendar alguma medida mais restritiva ao executivo municipal. “Sabemos o problema econômico que a cidade de Dracena vem enfrentando e levamos em consideração. Mas a gente precisa entender neste momento que sem vida não há economia”, afirmou.

Nova cepa

A prefeitura de Dracena informou na manhã de ontem, 5, que 9 dos 10 dos exames laboratoriais que tiveram a linhagem do vírus analisados tiveram a cepa P1, encontrada primeiramente no Japão e posteriormente disseminada de forma rápida em Manaus (AM). O comportamento foi semelhante ao que aconteceu em Dracena.

Colapso da Saúde

A Santa Casa de Dracena completou ontem o 47º dia com a lotação acima dos 80%. Ontem, segundo boletim divulgado pelo hospital 28 dos 30 leitos do hospital estavam sendo ocupados.

O hospital soma até ontem 96 óbitos em decorrência da covid na instituição desde o início da pandemia. Lembrando que a Santa Casa local atende todos os municípios da região e faz parte do Sistema CROSS do SUS.

Mortes

Dracena fechou ontem a pior semana já registrada na cidade desde o início da pandemia. Entre segunda e sexta-feira foram 18 óbitos confirmados na cidade. A média móvel está em 2,57. Isso significa que por dia, mais de dois dracenenses perderam a batalha contra a covid na cidade.