O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) coordenou, nesta segunda-feira, 8, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher do Brasil, a Operação Resguardo. Com o apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), cerca de 5 mil policiais civis, atuam, de forma conjunta, na busca de suspeitos de ameaças, tentativas de feminicídio, lesão corporal, descumprimentos de medidas protetivas, estupro, importunação, entre outros crimes.

A operação inclui a intensificação de medidas de Polícia Judiciária e foram considerados os dados do período compreendido entre 1º de janeiro de 2021 a 08 de março de 2021, data da deflagração com consequente esgotamento de ações cautelares. No âmbito da área circunscricional do Deinter 8 que abrange as Delegacias Seccionais de Policia de Adamantina, Assis, Dracena, Pres, Prudente e Pres. Venceslau, até o momento foram solicitadas  564 Medidas Protetivas, mais de 120 denuncias apuradas, que resultaram em 484 visitas/diligências, 886 boletins de ocorrência registrados, 1260 vítimas atendidas nos 67 municípios de nossa região. Contabilizou-se ainda no período 97 prisões em flagrante e instauração de 838 Inquéritos Policiais para investigação de crimes relacionados à violência contra a mulher.

Os trabalhos da Operação Resguardo tiveram início com a apuração de denúncias, análise de procedência dessas denúncias, instauração de inquéritos policiais, levantamento de mandados de prisão e cumprimento de mandados judiciais pelas Polícias Civis, principalmente as delegacias especializadas no atendimento à mulher.