Dracena está vivendo um ano diferente. Não só pelo sofrimento e dor da perca de diversas pessoas da cidade por causa do covid em 2021, mas pelas boas notícias em relação à dengue, doença que fez muitas vítimas em 2020.

Até a última quinta-feira, 22, segundo a prefeitura de Dracena, a cidade acumulou 187 casos confirmados da doença. A diferença entre o mesmo período do ano passado é gritante. Em 17 de abril de 2020, Dracena já havia notificado 2.332 confirmações de dengue.

Em comparação, são 2.145 casos da doença a menos que nos quatro primeiros meses do ano que passou. Se formos levar em consideração, os casos de dengue até aqui na cidade é 91% menor que no mesmo período do ano passado.

Alguns fatores podem explicar tamanha queda. Este ano choveu menos em comparação ao ano passado. Além disso, o fato de estarmos vivendo a pandemia do novo coronavírus e termos os hospitais com sua capacidade máxima de ocupação por longos períodos podem afastar a busca desses contaminados por atendimento médico.

Vale ressaltar que todo cuidado para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é importante. Deixe sempre os vasos de planta com terra, para evitar o acumulo de água, limpe sempre seu quintal, evite lixo e entulho acumulado.