Os golpistas praticavam o famoso “golpe da arara”, em que mercadorias são compradas, enviadas para lugares não previamente informados e não são pagas, tudo isso com o uso de nomes falsos, documentos de pessoas já falecidas e contas bancárias de “laranjas”, bem como número de celulares ligados a CPFs de terceiros.

A Polícia Civil de Pirapozinho foi procurada por uma vítima, especializada no ramo de materiais de construção, narrando um prejuízo de, aproximadamente, R$ 70.000,00 (setenta mil reais) em vendas, que depois descobriram, serem fraudulentas. O Delegado de Polícia, Dr. Rafael Guerreiro Galvão, instaurou inquérito policial para averiguar os fatos, especificamente a respeito dos crimes de estelionato, falsa identidade e associação criminosa, constatando a existência de três golpes ocorridos entres os dias 03 e 15 do corrente mês de abril no mesmo município.

Assim sendo, quando o 4º golpe se daria, no dia 24 de abril, 06 (seis) investigadores de polícia do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Unidade de Polícia Judiciária de Pirapozinho seguiram o caminhão que levaria as mercadorias aos golpistas.

O caminhão pernoitou na cidade de São José do Rio Preto/SP, onde pernoitaram, também, os investigadores.

Seguindo viagem, chegaram até o ponto de entrega, destino já esperado, tendo em vista atos de inteligência policial já previamente tomados pelas equipes de Polícia Judiciária, especificamente a cidade de Morrinhos no Estado de Goiás, aproximadamente a 800 (oitocentos) quilômetros distantes da cidade em que o golpe se deu (Pirapozinho/SP).

Feito contato com a Autoridade Policial da cidade de Morrinhos/GO, Dr. Fabiano Jacomelis, bem como com o apoio de, aproximadamente, 10 (dez) investigadores de polícia daquele município, deflagrou-se a ação policial no exato momento em que os golpistas receberiam do motorista a mercadoria.

No ato, evidenciou-se que o motorista não tinha qualquer envolvimento no esquema criminoso, porém, os dois golpistas que receberiam a mercadoria foram, imediatamente, abordados e rendidos pelas equipes policiais de Goiás e de São Paulo, sendo dada voz de prisão em flagrante.

Inclusive, ressalta-se que, possivelmente, esses golpistas não praticavam golpes somente na cidade de Pirapozinho, como também em uma série de cidades do Estado de São Paulo e no restante do país, que ainda serão objeto de levantamento de investigação e inteligência policial.

O flagrante ocorreu no início da tarde deste domingo (25/04) e além de dois veículos apreendidos pelas equipes de Polícia Judiciária que serão trazidos para o município de Pirapozinho para devido sequestro judicial e ressarcimento do prejuízo causado – veículo Ford Fusion 2013 e veículo Chevrolet Corsa Sedan 2004, foram apreendidas outras mercadorias que seriam, provavelmente, de outras vítimas.

Desta forma A Autoridade Policial responsável pelo município de Morrinhos-GO decretou a prisão em flagrante dos golpistas pela prática dos delitos de estelionato e associação criminosa, sendo que os mesmos estão recolhidos no cárcere goiano à disposição da Justiça.

As investigações em Pirapozinho prosseguem, bem como as tratativas judicias para o ressarcimento do prejuízo da empresa-vítima pirapozense e pela identificação de novas empresas na região que tenham sido vítimas de tal golpe.

De acordo com o Delegado de Polícia, Dr. Rafael Guerreiro Galvão, “a presente ação policial é importante, visto que trata-se de associação criminosa com alcance interestadual, o que dificulta, realmente, a investigação. No mais, tal tipo de investigação valoriza a função socioeconômica do inquérito policial, bem como resgata os direitos das vítimas envolvidas nos delitos dentro de uma nova perspectiva de Polícia Judiciária”