O tabagismo e o consumo regular de bebidas alcoólicas estão entre os principais fatores para o câncer de boca. O tumor é o quarto mais frequente entre os homens da região Sudeste do país e a maioria dos casos ainda é diagnosticada em estágios avançados, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).

“Qualquer produto derivado do tabaco aumenta os riscos de desenvolver esse tumor oncológico. Cigarro de palha, narguilé, charuto ou cachimbos devem ser evitados”, recomenda o oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

O pesquisador adiciona ainda o consumo regular de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção e excesso de gordura corporal como outros fatores de risco do câncer de boca. As infecções pelo vírus HPV também estão relacionadas a alguns casos de câncer e orofaringe.

“Esse é um tumor que pode ser assintomático no início. Porém, alguns pacientes podem apresentar feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias e manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas”, explica o Dr. Ramon de Mello. Nódulos no pescoço e rouquidão persistentes também são sintomas dessa fase.

Dificuldades de engolir e mastigação são sintomas de uma fase mais avançada. O paciente tem ainda dificuldade de engolir, de movimentar a língua e incômodo na garganta. “A visita regular ao dentista ou mesmo ao médico pode ajudar o diagnóstico precoce, que vai permitir uma melhor abordagem no tratamento”, afirma o pesquisador da Unifesp.