A vigilância epidemiológica de Dracena confirmou três óbitos em decorrência da covid-19 na cidade durante o final de semana. Agora, a cidade acumula 200 mortes durante a pandemia do novo coronavírus.

Vale ressaltar que o levantamento feito pelo JR desde o início da pandemia é feito através da divulgação oficial dos dados através da Vigilância Epidemiológica e assessoria de imprensa do município. Por isso nos finais de semana dificilmente é computado novos casos.

Para ter a real noção da situação epidemiológica da cidade, o JR faz o cálculo da média móvel de mortes e casos divulgados oficialmente, o que afasta a sub notificação encontrada nos finais de semana.

A média móvel registrada hoje é de 0,42 óbitos por dia na média dos últimos sete dias. A tendência, segundo cálculos usados por especialistas é de queda nos óbitos causados pela covid-19. A média móvel registrada hoje foi 58% menor que há 14 dias, em 26 de abril, quando esta média estava 1 óbito ao dia.

Óbitos

O 198º óbito trata-se de um homem, de 37 anos, ocorrido na sexta-feira, 7, às 21h30, na Santa Casa de Dracena.

O 199º óbito trata-se de uma mulher, de 67 anos, ocorrido no domingo, 9, às 20h55, na Santa Casa de Dracena.

O 200º óbito trata-se de um homem, de 56 anos, ocorrido hoje, 10, às 7h50, na Santa Casa de Dracena.

Taxa de letalidade

Apesar da tendência de queda registrada, o cálculo da taxa de letalidade da doença entre os dracenenses ainda é muito elevado. Hoje, esta taxa é maior que todos os outros universos comparados pelo levantamento do JR. Hoje, 10, Dracena registrou uma taxa de letalidade de 4,5%.

Em Presidente Prudente, maior cidade do DRS 11, utilizando dados oficiais da prefeitura prudentina, a taxa de letalidade está em 2,6%. Somando todo o DRS 11 a taxa é de 3,1%, segundo a Secretária Estadual de Saúde. Em todo estado de São Paulo a taxa é de 3,4%, no Brasil a marca está em 2,8% e no mundo 2,1%, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde Estadual.

Ocupação hospitalar

De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, a ocupação dos leitos exclusivos para o atendimento de covid no Departamento Regional de Saúde 11 está em 68,2% nos leitos de enfermaria e 88,6% nos leitos de UTI.

Na Santa Casa de Dracena, a ocupação dos leitos de enfermaria é de 20% e a ocupação dos leitos exclusivos de UTI covid é de 90%.