A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou hoje, 10, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade. Foram confirmados mais 15 novos casos da doença em relação ao boletim da última terça-feira, 9.

Ao todo, já foram 4.928 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 15 dracenenses estão em tratamento hospitalar e outras 223 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.

O número total de casos ativos na cidade está em 238 pessoas.  Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.

São consideradas curadas do novo coronavírus 4.479 pessoas. Além disso, a cidade acumula 74 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Destes suspeitos, todos estão em isolamento domiciliar.

Média móvel de casos

Com a soma dos casos confirmados nesta quinta-feira, Dracena segue com ritmo de alta no contágio da doença. Atualmente, a média móvel diária está em 26,2 casos por dia.

A média de novos casos confirmados de hoje é 81,9% maior do que era vista há 14 dias, o que segundo especialistas representa tendência de alta nos casos. No dia 27 de maio a média de novos casos estava em 14,4 por dia.

Este cálculo mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.

Média de óbitos

Dracena registrou um óbito causado pela covid nas últimas 24 horas. Trata-se de um homem de 64 anos, que faleceu na última quarta-feira, 9, às 14h na Santa Casa local. A cidade acumula 211 mortes em decorrência do novo coronavírus.

Atualmente, a média móvel de óbitos por dia está em 0,42. A média de novos óbitos confirmados de hoje é 40,8% menor do que era vista há 14 dias, o que segundo especialistas representa tendência de queda nos casos. No dia 27 de maio a média de novos casos estava em 0,71 por dia.

Este cálculo mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.

Estado de saúde o vereador Melão

Segundo informações divulgadas pela filha do vereador, os pulmões do vereador estão reagindo.  Foi diminuída a utilização da oxigenação mecânica, segundo ela, esteve em 45, e hoje está em 30. A saturação está em 95%/96%, os médicos estão diminuindo os sedativos e não foi necessário colocar ele de posição de prona novamente. Houve uma pequena intercorrência nos batimentos cardíacos de madrugada, mas os médicos interviram houve boa resposta. Segundo ela, ele está respondendo muito bem.

Confira abaixo o gráfico que mostra a evolução dos casos de covid-19 na cidade: