A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou hoje, 30, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade. Foram confirmados mais 20 novos casos da doença em relação ao boletim da última terça-feira, 29.

Ao todo, já foram 5.335 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 18 dracenenses estão em tratamento hospitalar e outras 173 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.

O número total de casos ativos na cidade está em 191 pessoas.  Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.

São consideradas curadas do novo coronavírus 4.919 pessoas. Além disso, a cidade acumula 15 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Destes suspeitos, todos estão em isolamento domiciliar.

Média móvel de casos

Com a soma dos casos confirmados nesta terça-feira, Dracena apresenta ritmo de estabilidade no contágio da doença. Atualmente, a média móvel diária está em 13,2 casos por dia.

A média de novos casos confirmados de hoje é 13,2% menor do que era vista há 14 dias, o que segundo especialistas representa tendência de estabilidade nos casos. No dia 16 de junho a média de novos casos estava em 20,57 por dia.

Este cálculo mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.

Média de óbitos

Dracena não registrou mais dois óbitos causados pela covid durante as últimas 24 horas. A cidade acumula 225 mortes em decorrência do novo coronavírus.

Atualmente, a média móvel de óbitos por dia está em 0,71 falecimentos por dia nos últimos sete dias. A média de novos óbitos confirmados de hoje é 29% menor do que era vista há 14 dias, o que segundo especialistas representa tendência de queda nos óbitos. No dia 16 de junho a média de novos óbitos estava em 1 por dia.

Este cálculo mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.

Média de óbitos voltou a apresentar tendência de queda. No início deste mês, Dracena chegou a zerar as mortes causadas pela doença na média semanal.

Santa Casa com UTIs com 85% de ocupação

A Santa Casa de Dracena divulgou na última terça-feira, 29, o último boletim diário sobre a ocupação dos leitos para tratamento exclusivo contra a covid no hospital. Ao todo, a instituição atendia na terça-feira 29 pessoas.

A taxa de ocupação na enfermaria era de 65%, já que 13 dos vinte leitos disponíveis estavam ocupados. Já a taxa de ocupação em leitos de UTI covid segue alta. Na terça-feira, 29, 16 dos vinte leitos de UTI estavam ocupados, sendo assim, 80% de ocupação.

Até o fechamento desta edição a Santa Casa de Dracena não havia divulgado o boletim referente a esta quarta-feira.

Vacina covid nesta quarta: 38 anos

Amanhã, dia 1° de julho, abriremos a vacinação para as pessoas com 38 anos de idade. Pessoas acima dessa idade que ainda não foram receber a vacina devem ir. Àqueles que têm a segunda dose da vacina agendada precisam ficar atentos para concluir o esquema vacinal.
Também está ocorrendo a campanha Vacina contra a Fome, quem puder contribuir estará ajudando famílias que necessitam de alimentos.
A secretária de Saúde Cláudia Luginick aproveita a oportunidade para alertar que vacina boa é vacina no braço. “Todos os imunizantes são eficazes, portanto não escolha qual vacina irá tomar, o importante é se vacinar”, diz Cláudia.

Serviço

CEP-UME das 8h às 13h

JOÃO VENDRAMINI das 8h às 12h

Levar RG, CPF e comprovante de endereço.

Confira abaixo o gráfico que mostra a evolução dos casos e óbitos de covid-19 na cidade: