Com o avanço da vacinação em todo o estado é notório que as internações de pessoas que fazem parte do grupo prioritário da vacina caíssem consideravelmente. Isso já pode ser notado na Santa Casa local.

Nesta quarta-feira, 9, às 18h09 o hospital estava com lotação máxima de ocupação na UTI covid. Todos os 20 leitos de tratamento intensivo estavam ocupados. Para confirmar que a vacinação realmente tem interferência na queda de internações, o hospital divulgou para a reportagem do JR a idade dos internados na terapia intensiva para a covid-19.

Entre os vinte pacientes que estão sendo atendidos na UTI covid do hospital, apenas três deles estão na faixa etária de 61 a 70 anos. Isso significa que apenas 15% dos internados na instituição hospitalar são de pessoas que já se imunizaram com as vacinas. Isso significa que 85% dos internados na UTI covid são menores de 60 anos.

Dentre os internados a pessoas que tem idades entre 51 e 60 anos é maioria. Sete dos vinte internados, o que corresponde a 35%. Como sabemos, as novas cepas do vírus da covid atinge pessoas mais jovens que anteriormente não estavam no grupo de risco.

Para ter ideia, dez pacientes que estão na UTI covid do hospital são pessoas que tem menos de 50 anos. Público que ainda não foi vacinado contra a covid-19. Pessoas com idades 41 e 50 anos representam 25% dos atendidos, são cinco nessa faixa etária.

Já atendidos com idades entre 31 e 40 anos são quatro pacientes, ou seja, 20% dos hospitalizados na UTI covid. Esta faixa etária é a que mais preocupa, já que representa que cada vez pessoas mais novas estão desenvolvendo casos graves.

Atualmente o hospital atende um paciente em tratamento intensivo que tem idade entre 21 e 30 anos.