Por LETÍCIA PINHEIRO

Na noite de sexta-feira, 23, a Santa Casa de Dracena enviou comunicado à imprensa informando que dos vinte leitos de enfermaria destinados a pacientes de covid-19 seguirá atendendo com dez leitos de enfermaria. No comunicado, a Santa Casa pontua que recebeu ofício da Prefeitura esclarecendo que devido à falta de recursos financeiros dos governos estadual e federal serão mantidos apenas dez leitos de enfermaria covid 19 para pacientes munícipes de Dracena. Já no setor da UTI continuam 20 leitos destinados para pacientes covid da cidade e região custeados pelo governo federal.

O prefeito André Lemos tratou sobre o assunto durante live no Facebook na noite de sexta-feira, 23. Ele explicou que Dracena conta com 40 leitos destinados a pacientes de covid-19, destes 20 enfermaria e 20 UTI e que na semana passada venceu um contrato de enfermaria, que era disponibilizado para pacientes da região pelo governo estadual. O município segue com dez leitos de enfermaria para munícipes. Veja trecho da explicação transcrita da live. “Quando iniciou o ano, Dracena só tinha 10 leitos de UTI contratados na Santa Casa.  No começo do ano, nós aumentamos, nós criamos uma enfermaria com mais 10 leitos para atendimento anterior a UTI  e , depois nós ampliamos pra 20 leitos de enfermaria e conseguimos mais 10 leitos de UTI, então, nós tínhamos 40 leitos, sendo 20 enfermaria e 20 UTI. Nessa semana venceu o contrato de uma das enfermarias, então nós voltamos a ter 10 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI. Por que não foi renovado? Porque o nosso índice de ocupação começou a cair bastante e nós temos 10 leitos que são pagos pelo município, ou seja, só cidadãos de Dracena podem usar e, esse outro de dez leitos era pago pelo governo do Estado e era disponibilizado para toda a região. Agora que o Estado deixou de renovar aqui, essas pessoas da região que vinham pra Dracena vão acabar ocupando leitos em outro lugar, não mais aqui, mas os nossos dez leitos estão sendo suficientes. Acabou ocorrendo uma queda no número de contágios e eu falo sempre não acabou a pandemia,  todos os cuidados precisam ser mantidos, mas a gente já está, hoje, num cenário melhor”, avaliou.

Segue na íntegra, o comunicado enviado pela Santa Casa

LEITOS DE ENFERMARIA COVID-19 – DESCONTINUIDADE

Ofício nº. 142/2021-SSHP, 20/07/2021

A Santa Casa de Dracena, teve comunicado pela Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena, através do Ofício nº. 142/2021-SSHP, de 20 de julho de 2021, com os seguintes dizeres: “… que com a falta de repasse de recursos financeiros do Governo Estadual e Federal para estruturação e manutenção de leitos de enfermaria COVID 19, … informar que não há interesse desta Secretaria em manter os 20 (vinte) leitos contratados, … que destes 20 (vinte) manteremos apenas 10 (dez) leitos de enfermaria COVID 19 para pacientes munícipes de Dracena …” (aa) Claudia Mara Mesalira Moreira Gagliani Luginick – Secretária Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena.

OFÍCIO RECEBIDO EM 22/07/2021 – 11h19min.

Esclarecendo que a Santa Casa de Dracena manteve ativos vinte leitos de enfermaria COVID 19, com recursos advindos do tesouro do município de Dracena e do governo do Estado de São Paulo, mediante convênio com o Gestor Pleno – Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena. E, o município manterá sob sua responsabilidade financeira a contratação de dez leitos de enfermaria COVID 19 para a demanda restrita aos seus munícipes.

Portanto, de conformidade com o Aditivo de convênio e os termos do ofício referenciado, a Santa Casa de Dracena, manterá a Enfermaria COVID-19 exclusivamente para a demanda dos pacientes do município pelo sistema de atendimento público.

A Santa Casa de Dracena não tem o propósito de manifestar qualquer juízo de valor referentemente ao ofício referenciado, colocando-se à disposição da população como Patrimônio da comunidade, seguindo os critérios definidos pela Lei nº. 8080/90, artigo 24, § 2º: Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.