A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou hoje, 1º, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade. Foram confirmados mais 11 novos casos da doença em relação ao boletim da última quarta-feira, 30.

Ao todo, já foram 5.346 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 20 dracenenses estão em tratamento hospitalar e outras 157 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.

O número total de casos ativos na cidade está em 177 pessoas.  Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.

São consideradas curadas do novo coronavírus 4.942 pessoas. Além disso, a cidade acumula 18 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Destes suspeitos, todos estão em isolamento domiciliar.

Menor média móvel de casos desde fim de maio

Com a soma dos casos confirmados nesta quinta-feira, Dracena apresenta ritmo de queda no contágio da doença. Atualmente, a média móvel diária está em 16,7 casos por dia. Essa é a menor média desde 28 de maio, quando a cidade registrava 15,5 novas confirmações por dia em média dos últimos sete dias.

A média de novos casos confirmados de hoje é 26,4% menor do que era vista há 14 dias, o que segundo especialistas representa tendência de queda nos casos. No dia 17 de junho a média de novos casos estava em 22,7 por dia.

Este cálculo mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.

Média de óbitos volta a bater uma por dia

Dracena registrou mais dois óbitos causados pela covid durante as últimas 24 horas. A cidade acumula 227 mortes em decorrência do novo coronavírus.

A 226ª morte trata-se de uma mulher, moradora do município, que faleceu na terça-feira, 29, às 23h35, na Santa Casa local. Já o 227º trata-se de um homem, morador do município que faleceu na quarta-feira, 30, às 16h, também na Santa Casa local.

Atualmente, a média móvel de óbitos por dia está em um falecimento por dia nos últimos sete dias. A média de novos óbitos confirmados de hoje é idêntica ao que era vista há 14 dias, o que segundo especialistas representa tendência de estabilidade nos óbitos. No dia 17 de junho a média de novos óbitos estava em 1 por dia. Justamente a última vez que média de mortes chegou a este patamar.

Este cálculo mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.

Santa Casa com UTIs com 90% de ocupação

A Santa Casa de Dracena divulgou na última quarta-feira, 30, o último boletim diário sobre a ocupação dos leitos para tratamento exclusivo contra a covid no hospital. Ao todo, a instituição atendia na terça-feira 31 pessoas.

A taxa de ocupação na enfermaria era de 65%, já que 13 dos vinte leitos disponíveis estavam ocupados. Já a taxa de ocupação em leitos de UTI covid segue alta. Na quarta-feira, 30, 18 dos vinte leitos de UTI estavam ocupados, sendo assim, 90% de ocupação.

Até o fechamento desta edição a Santa Casa de Dracena não havia divulgado o boletim referente a esta quarta-feira.

Vacina covid nesta sexta: 37 anos

Amanhã, dia 2 de julho, abriremos a vacinação para as pessoas com 37 anos de idade. Pessoas acima dessa idade que ainda não foram receber a vacina devem ir. Àqueles que têm a segunda dose da vacina agendada precisam ficar atentos para concluir o esquema vacinal.

Também está ocorrendo a campanha Vacina contra a Fome, quem puder contribuir estará ajudando famílias que necessitam de alimentos.

Serviço

CEP-UME das 8h às 13h

JOÃO VENDRAMINI das 8h às 12h

Levar RG, CPF e comprovante de endereço.

Confira abaixo o gráfico que mostra a evolução dos casos e óbitos de covid-19 na cidade: