Nesta quinta-feira, 29, no começo da tarde, Cláudia Mara Gagliani Luginick, secretária municipal de Saúde e a Aline Andrade, diretora de Vigilância Epidemiológica, de Dracena, falaram no Jornal da Liberal FM, apresentado por Cris Marques, sobre o andamento da vacinação contra a Covid e da gripe normal.

Claudia explicou que a vacinação de combate ao Covid-19 não está estacionada e, sim, adiantada em relação ao calendário estadual. De acordo com a secretária da saúde, em reunião com a vigilância Dracena decidiu adiantar a vacinação e ficou a frente do calendário do Estado. Claudia Luginick explicou que pelo calendário estadual Dracena estaria no mês de agosto. “O Estado manda a grade de acordo com o volume diário de vacinas. Agora demos uma freada, pois, o calendário precisa ser seguido. O Estado de São Paulo recebe as doses de vacinas repassa a Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau e ela repassa aos municípios”, explicou a secretária.

Claudia Luginick disse ainda que Dracena tem quase 50 mil habitantes e também a população do presídio e do albergue para vacinar. “Estamos adiantados em quase um mês . A nossa população vacinal é maior em relação aos municípios de outras regiões. Hoje chegou apenas uma grade de vacina, não em número alto como era antes”, afirmou a secretária de saúde Dracenense.

Aline Andrade, diretora de Vigilância epidemiológica municipal, por sua vez falou na Liberal FM, que mesmo com a diminuição dos casos da Covid e com parte da população dracenense já vacinada com a primeira dose,  cerca de 41.556 pessoas até esta quinta-feira, não podemos relaxar diante das recomendações de prevenção a Covid e, sim, continuar usando a máscara, manter o distanciamento e evitar aglomeração.

Ela pede às pessoas que em caso de apresentar qualquer sintoma gripal deve procurar o Cemac Municipal, que funciona 24 horas por dia. Andrade lembrou ainda a população que a vacinação contra gripe H1N1 continua na Policlínica todos os dias.