Liderados pelo dracenense, Luizinho Chileno, que mora em Santiago do Chile, foi lançada nesta semana, em Dracena, através das redes sociais a campanha “Quem Tem Ela Tem Pressa”. O objetivo do movimento foi chamar a atenção das autoridades a fim de que garanta os direitos do ex-carreteiro Ademir Alves França Júnior, de 46 anos, morador de Dracena que, em 2019 descobriu ser portador da doença rara e degenerativa ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Luizinho Chileno convidou ex-jogadores de futebol, atletas e políticos para gravar um vídeo prestando apoio ao Ademir dizendo: “Quem tem Ela tem pressa”. Participaram das gravações os ex-jogadores Renato de Santa Mercedes; Martinez que jogou no Palmeiras; Elder de Irapuru, ex-jogador do Santos; Guto Ferreira atual técnico do Ceará, o próprio Luizinho Chileno, que foi jogador de Guto Ferreira quando jogou no XV de Piracicaba, do atletismo gravaram o vídeo o atleta Paulo Paula, que esteve na maratona de Tóquio; Montanha treinador de várias modalidades da Seleção Olímpica de Atletismo, e os vereadores Farinha Dekka e Davi Silva.

O ex-zagueiro Edu Dracena, que agora é diretor do Palmeiras, também apoiou a campanha. Nina Farias, esposa do Ademir explicou que em 2019 ele estava trabalhando com o caminhão da firma e sofreu uma queda quando descobriu ser portador da ELA. Ela disse ainda que  Ademir perdeu os movimentos das mãos e não anda mais sozinho e precisa ser carregado. Nina disse que o marido precisa de medicamentos de alto custo, suplementos, cadeira de rodas, cadeira de banho e cama especiais, que são caros. “Venho pedir por Deus, socorro, e que as autoridades façam valer a lei que garante a todo portador de doença rara cuidados especiais”, afirmou a mulher do Ademir.

Ela explicou também que no mês de maio deste ano graças a uma vaquinha conseguiu pagar um neurologista para dar um diagnóstico da doença já que nem isso fizeram. Segundo a esposa do Ademir, nesta semana após a campanha, o prefeito André Lemos se manifestou e declarou apoio. Disse que vai ajudar no que for preciso. A saúde municipal já enviou uma fisioterapeuta na casa do Ademir e prometeu mais providências, inclusive na próxima  segunda-feira vai haver uma reunião sobre o apoio.