Na passagem de domingo,29, para segunda-feira, 30, entre as 23h50 e 00h, vários homens de posse de armas de grosso calibre e explosivos cercaram a área central da cidade de Araçatuba, com o intuito de realizarem roubo a agências bancárias, informou a seção de Comunicação Social do 10º Comando de Policiamento do Interior.

De acordo com a nota enviada pela PM, pelo menos duas agências bancárias tiveram seus caixas danificados por ação de explosivos e outras agências foram alvos de disparos de arma de fogo. Os infratores usaram transeuntes que passavam no local como escudo humano para transitarem a pé e com os veículos utilizados na ação criminosa.

Os infratores utilizaram “drones” para monitorar toda a ação, tanto na chegada ao perímetro urbano como na fuga para a zona rural. Foram deixados explosivos em pelo menos 14 pontos da cidade, incluindo um caminhão carregado com emulsão de frente a uma das agências que foram atacadas.

Policiais militares do GATE e do COE, que atuam na capital do estado, estavam em Araçatuba para apoiar nas buscas e no recolhimento dos explosivos, bem como os BAEP das regiões de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto foram acionados.

Durante a fuga, os veículos utilizados na ação foram deixados para trás com farta munição e armas de grosso calibre, dentre elas fuzis calibre .50 e 7.62 mm, além de “miguelitos”, que são artefatos de metal utilizados para furar pneus de veículos.

Até o momento em que a nota da PM havia sido enviada, ainda não havia um número exato de participantes da ação, mas estima-se que a ação contasse com pelo menos 15 deles no centro da cidade.

Com a intenção de isolar a cidade, os infratores incendiaram veículos nas pontes do Rio Tietê em Buritama e Santo Antônio do Aracanguá. Também incendiaram veículos próximo ao trevo de Guararapes e na praça de pedágio em Glicério, bem como dois veículos no centro de Araçatuba.

Pelos menos três pessoas foram mortas durante a ação criminosa. Suas identidades ainda estavam sendo checadas. Também havia informações de que algumas pessoas deram entrada no Pronto Socorro Municipal com ferimentos provenientes de arma de fogo. Ainda não havia o número exato de feridos e nem tão pouco suas identidades. Um rapaz que ao passar de bicicleta próximo a um artefato explosivo, foi vítima da explosão e teve um das pernas amputada.

A Polícia Militar solicitou à população que evitasse passar pelo centro da cidade, pois ainda havia muitos explosivos no local e o dia estava clareando e mais artefatos explosivos poderiam ser encontrados. A orientação era para que algum cidadão se deparassee com algo estranho, por favor, não mexa, ligue para o número de emergência 190.