Nesta quinta-feira, 19, à noite, no Tiro de Guerra, houve a solenidade antecipada alusiva ao Dia do Soldado, que é comemorada em todo o país em 25 de agosto. A antecipação da comemoração ocorreu porque na próxima semana vai ser iniciada a seleção dos jovens que vão servir o Serviço Militar no de 2022, em Dracena.

Na solenidade comemorativa foi exaltado o nome do marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, que nasceu em 1803 e lutou em várias guerras no território nacional  e no exterior e é considerado o patrono do Exército Brasileiro. A solenidade comandada pelo sargento André Luis Stuchi, instrutor chefe do Tiro de Guerra, contou com as presenças de autoridades convidadas, entre elas o prefeito André Lemos, que é o diretor do TG, e o vereador Vitinho Palhares e dos familiares e atiradores.

Ao fazer uso da palavra, o sargento Stuchi falou sobre a história da carreira de Duque de Caxias e da importância do juramento a bandeira e parabenizou os atiradores por terem concluído mais uma etapa do serviço militar inicial. Houve ainda o juramento a bandeira onde os atiradores firmaram o compromisso de cumprir as ordens das autoridades, respeitar os superiores, tratar com carinhos os subordinados e defender a Pátria até mesmo com o sacrifício da própria vida.