LETÍCIA PINHEIRO

DA REDAÇÃO

 

Mais uma vez a ideia de compartilhar um pouco do acervo do Jornal Regional tem sido muito apreciada por leitores que nos enviam mensagens. Na semana passada, o colega jornalista Cláudio José Pasqualeto, que já trabalhou nesta casa, nos contou produziu muitas matérias que relembramos atualmente nesta coluna.

Na coluna desta sexta-feira, vamos apresentar a edição n° 399 de 14 de janeiro de 1992, que trazia como principal notícia – manchete – a reabertura do extinto Hospital da Mulher após uma semana desativado, fato que pode ser lido em “Hospital da Mulher reabrirá amanhã”.

Em “100 mil metros de asfalto”, a assessoria de imprensa da Prefeitura da época anunciava que em três anos, a administração havia executado 100.169,46 metros quadrados e 12. 076,29 metros lineares. Também havia informações  da Emdaep sobre investimentos em rede de esgoto e perfurações de poços.

Na editoria de segurança, um acidente de moto vitimou um jovem de Tupi Paulista, a notícia completa pode ser lida em “Acidente em Tupi: morre motociclista”.

Na política regional, a não realização da eleição para a escolha de novo presidente da Associação dos Municípios da Alta Paulista (Amnap)  exaltava os ânimos dos políticos da época e gerava uma crise desde a sua reativação em 1989. Interessante observar que na época a instituição contava com 340 associados. A matéria completa pode ser lida em “Estoura crise na Amnap”.

Os proprietários de veículos dracenenses começavam a receber as novas placas pelo sistema alfanumérico com 3 letras e 4 números, ainda no texto “Novas placas esta semana”, o leitor pode recordar que o pagamento da parcela única do IPVA tinha 20% de desconto.

Ainda naquela edição, os leitores eram informados de que a agência local da Caixa Econômica Federal começava a centralizar informações e pagamentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de outras agências bancárias, em “CEF centraliza conta do FGTS”.

O extinto Xadrez Tênis Clube e a ABD iniciavam os preparativos para o carnaval. Naquele ano, inspirado pela  ECO-92,  o tema do carnaval  do XTC em Dracena foi o ECO Carnaval, como podemos observar em “Clubes preparam carnaval”.  O leitor também pode relembrar o Carnaval Popular, organizado pela Prefeitura, e o desfile da escola de Samba Renascença, além dos concursos de Rei Momo e Rainha do Carnaval dracenenses.

No cenário regional, o município de São João do Pau D’ Alho se destacava por conta da produção de mangas, como lemos em: “Pau D’ Alho: 80 toneladas de manga”. Na época os produtores rurais do município comercializavam as frutas diretamente na capital paulista. O então presidente da Associação de Produtores Rurais era Carlos Roberto Forti e o prefeito Aldo Carrara.

Na área da Educação, em “Escola seleciona professores”, a Escola 9 de Julho recebia inscrições para a seleção de professores interessados em ministrar aulas no 1º e 2º graus daquela unidade no corrente ano. Já a escola Luiza Rossa Ribeiro teve o pedido para a instalação do 2º grau indeferida.

Ainda podemos observar que a Loja Brasil já acreditava no trabalho da empresa JR uma vez que já atendia Dracena e região com o slogan “Vista-se bem das cabeças aos pés”.

Confira esse e alguns trechos de edições passadas na versão digital do Jornal Regional. Bom fim de semana a todos Até mais!