LETÍCIA PINHEIRO

DA REDAÇÃO

Desde 2010, os leitores do Jornal Regional têm uma motivação a mais para ler a edição do JR: a coluna do reverendo Mário Teles Maracci, que religiosamente é publicada toda semana na página 2. Na época, o contato com a direção do Jornal Regional foi intermediado pelo saudoso José Barbosa, que atuou no jornal por muitos anos, desde a sua fundação.

Aqui, abrimos parêntesis para relembrar um pouco da trajetória do senhor Barbosa, que trabalhou nas extintas empresas Volkart e Yoshioka-Mitsui (Café Brasileiro); fez parte da Santa Casa, foi rotariano por mais de 20 anos passando pela presidência do clube (Rotary Dracena), ex-funcionário da Prefeitura, foi um dos fundadores do Esporte Clube Sabatista e da Igreja Presbiteriana local, onde obteve o título de presbítero emérito, ainda foi secretário da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) por duas vezes, na gestão dos ex-prefeitos Paulo Tahara e José Cláudio Grando.

Voltando a contar sobre a história de Maracci, nesses mais de 10 anos, já foram publicados quase 600 artigos transmitindo ensinamentos bíblicos e a motivação para manter a regularidade e driblar as dificuldades encontradas está fundamentada no apreço pela escrita e pela mensagem que será levada os leitores. “O Senhor nos dá a motivação e coloca a mensagem diante de nós. Gosto de escrever. Sempre que escrevo, penso nas pessoas que lerão, no quanto poderão ser edificadas e ajudadas no enfrentamento do dia a dia. Creio que as pessoas têm muitas perguntas, muitos questionamentos e a Palavra de Deus traz a resposta para todos eles. Quanto às dificuldades, prefiro chama-las de desafios, ou seja, falar de maneira bíblica, compreensiva e abençoadora aos meus leitores, de forma contextualizada”, contou.

 

O prudentino de 61 anos é casado com Leila Holanda Maracci, que atuou por anos na extinta agência do Ministério do Trabalho em Dracena. O casal teve três filhos: Mário Filho (seminarista), Lígia (fisioterapeuta) e Lucas (pastor em Curitiba) e um netinho Davi, de 2 anos.

Formado em Teologia e Direito, atualmente cursa o Mestrado em Divindade na área de Teologia Pastoral pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, um braço da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Em Dracena residiu por quatro anos, no período de 2009-2012. Anteriormente foi pastor em Presidente Prudente, Sabáudia (PR), Santo Ângelo (RS). “Em Santo Ângelo fui usado por Deus para abrir uma Igreja Presbiteriana; atualmente sou plantador (missionário) na cidade de Palmeira (PR). Antes de ser pastor, exerci a profissão de técnico agropecuário em Presidente Prudente, Dourados e Adamantina, de onde saí para estudar a faculdade de Teologia”, explicou.

 

Sobre o trabalho pastoral em todos esses anos, Maracci conta que ama ser pastor. “Amo ser pastor, servir a Cristo e às pessoas. O trabalho de um pastor consiste em se colocar aos pés de Jesus e, a partir daí, alimentar as pessoas espiritualmente através da pregação da Palavra de Deus, orar por elas e com elas, caminhar junto, assistindo-as em suas dificuldades visitando-as, aconselhando-as, dando suporte espiritual e emocional. O trabalho pastoral não tem expediente fixo, pois estamos à disposição das pessoas 24 hs por dia. Tudo isso somado à atribuição de administrarmos a Igreja local junto com os presbíteros leigos eleitos pela mesma. É muito gratificante podermos ser usados por Deus, apesar das nossas deficiências e limitações, para fazermos diferença na vida das pessoas”, disse.

 

Para encerrar, o reverendo Maracci deixa uma mensagem especial aos leitores “Certa vez fui fazer uma palestra no Lions de Dracena, e ali tomei conhecimento que algumas professoras usavam meus artigos para levarem seus alunos a refletir sobre variados temas. Isso alegrou muito o meu coração. Espero que a coluna atinja o coração das pessoas, as façam refletir, que sejam despertadas para buscar sentido para suas vidas na Palavra de Deus e no Deus da Palavra. Que meus leitores sejam encorajados a seguir em frente em meio aos vales escuros da vida, através da consciência da presença amorosa e abençoadora do Bom Pastor, Jesus Cristo. Aos meus leitores, quero encorajá-los a buscar o Senhor Jesus Cristo, a permitir que Ele dirija a suas vidas e seja o seu único Salvador e Senhor. Fazendo isso, as demais coisas lhes serão acrescentadas” concluiu.