Golpes online: consumidor precisa de atenção e cuidado

Especialista explica como se prevenir

Cedida Unsplash
Pesquisas apontam que, em 2020, o número de sites, perfis, e-mails e mensagens falsas aumentaram

DA REDAÇÃO

O cenário da pandemia trouxe uma realidade para os consumidores que une praticidade, mas também pede atenção aos detalhes e precaução. As pessoas estão passando mais tempo em casa e, consequentemente, na Internet que possibilita visualizar um mundo de possibilidades, oportunidades e promoções dos mais diversos itens como: roupas, eletrodomésticos, móveis, carros, remédios. Hoje tudo pode ser comprado sem sair de casa com facilidade e bons preços, mas também a atenção precisa ser dobrada.

Pesquisas apontam que, em 2020, o número de sites, perfis, e-mails e mensagens falsas aumentaram. Índices que podem estar diretamente relacionados ao episódio das pessoas estarem mais tempo em casa e acessando a internet. O que representa para o consumidor a importância de aumentar, também, a proteção com a atenção redobrada.

O coordenador e professor do curso de Direito da Anhanguera, Guilherme Bittencourt Martins, explica como se prevenir “Ficar sempre atento a informar os dados pessoas, em especial senhas bancárias. Hoje por conta da lei de proteção de dados (LGPD), as informações e dados pessoais não podem ser divulgadas e repassadas. E sempre deixar disponível a opção de notificação via SMS de compras realizadas no cartão de crédito, e denunciar no próprio aplicativo do banco o bloqueio do cartão”.

AS CAUSAS MAIS COMUNS DE GOLPE CONTRA O CONSUMIDOR SÃO:

Compras online em sites falsos;

Clonagem de cartão de crédito, do WhatsApp e número de telefone;

Uso indevido de documentos;

Fraude em financiamento;

Os direitos do consumidor estão sempre protegidos, os golpes praticados contra eles podem gerar direito a indenização. Afinal, não é apenas uma situação de perda de dinheiro em muitos casos danos emocionais. Para buscar a solução, Guilherme compartilha os caminhos “Poderá procurar a delegacia de polícia, poderá registrar um Boletim de Ocorrência – BO, a instituição financeira, ou a administradora do cartão de crédito. Em algumas situações é possível procurar a justiça para reaver a quantia.”

DICAS DE PREVENÇÃO:

– Mudar a configuração do WhatsApp para que a foto do perfil só apareça para os contatos salvos

– Verificar pedidos de ajuda financeira ou acesso a seus dados pessoais

– Evitar enviar dados pessoais por aplicativo de mensagem ou ligação telefônica

– Alertar imediatamente os contatos sobre o uso indevido do perfil no aplicativo WhatsApp

– Não acessar links ou e-mails suspeitos, desconfie de conteúdos com erros de português.