DA REDAÇÃO
A artrose do quadril é uma doença que ocorre principalmente devido ao processo natural de envelhecimento, que provoca o desgaste da articulação do quadril. Entretanto, é possível ver casos onde a patologia é diagnosticada em mais de um membro da mesma família, situação que gera a dúvida de se a artrose possui alguma relação direta com os genes herdados dos pais.
Embora a ciência ainda careça de estudos sobre todos os fatores genéticos e a incidência de artrose, existem condições congênitas que podem desencadear (ou agravar) o surgimento da doença, explica o cirurgião ortopedista Dr. David Gusmão:
“Existem características de formato do quadril que possuem herança genética. Uma das principais condições dessas é a displasia do desenvolvimento do quadril (também conhecida como luxação congênita do quadril). Trata-se de um quadril que não tem o formato ideal para funcionar sem desgaste, por isso, tende a sofrer de desgaste precoce”, exemplifica o médico Dr. David Gusmão.
A luxação congênita do quadril atinge principalmente as mulheres, embora também possa ser vista em pacientes do sexo masculino.
O surgimento de doenças articulares como a artrose também pode estar relacionado a outras patologias: “outro caso são algumas doenças sanguíneas que podem causar osteonecrose, que consiste na morte de um segmento ósseo causada pela perda de suprimento de sangue”, explica o Dr. David Gusmão. “Também existem algumas doenças do colágeno e doenças reumatológicas que são transmitidas geneticamente e podem gerar artrose”, pontua.