Pós-doutorado: entenda o que é o mais alto reconhecimento acadêmico que existe

DA REDAÇÃO

O pós-doutorado (pós-doc) é o mais alto reconhecimento acadêmico que um indivíduo pode receber. O que demonstra a importância  e a dedicação necessária para conseguir ser pós-doutor é o tempo que se leva para conseguir o feito. De acordo com a administradora de Empresas e pós-graduada em Gestão, pela Nova School of Business & Economics – Lisbon, Portugal, Sandra Raphael, esse grau é “auferido por indivíduos que tenham obtido o grau de “doutor” recentemente, em média até 10 anos após ter defendido a tese de doutorado.”

 

Sandra também afirmou que “o foco de um candidato ao pós-doc é a pesquisa e são considerados pela Universidade ou Instituição de Ensino que irá atribuir a referida titulação seus artigos, publicações e/ou soluções de problemas complexos, avançados e de relevância tecnológica para avaliação da maturidade e conhecimentos que esse indivíduo comprova ter em determinada área”, revelou.

 

Para falar sobre o assunto, o recém graduado pós-doutor, Fabiano de Abreu Agrela, falou sobre sua caminhada acadêmica. Fabiano recebeu o diploma e o histórico de pós-doutorado da California University, Los Angeles. “Ambos os documentos foram registrados sob o No. CUC070-06-2822. Esse grau faz muita diferença na minha carreira pois envolve a aprovação de 6 pesquisas individuais e do aprofundamento de uma tese avaliada sob o mais rigoroso critério”, disse.

 

O neurocientista afirmou que a credibilidade e a oportunidade de alcançar o mais alto grau acadêmico na hierarquia educacional o faz refletir sobre o futuro do pesquisador e como é preciso ter critério para seguir adiante. “Nesta formação, a pessoa já tem autonomia para trilhar seu próprio caminho na ciência. Neste patamar, podemos assinar sobre as nossas próprias teorias, conceitos, mesmo assim, faço questão de continuar meus estudos e que eles sejam avaliados pelo comitê, até porque minha insegurança natural me traz conforto a opinião de pessoas atualizadas, com alto nível de conhecimento e confirmando meus pensamentos.”

 

Sandra Raphael também falou sobre esse reconhecimento atribuído aos pesquisadores pós-doutores. “Importa salientar que o reconhecimento atribuído é em função de pesquisa e aplicabilidade prática de um tema ou área alvo do estudo. Em virtude das regras de cada país e instituição de ensino e ainda, da relevância, quantidade e importância dos trabalhos científicos e acadêmicos que o indivíduo tenha publicado ao longo da sua vida acadêmica, o tempo para obter o reconhecimento de pós-doc não é fixo, podendo ir de alguns meses a alguns anos. É alguém altamente capacitado para lecionar, proferir palestras e orientar candidatos de Mestrado e Doutorado. Além de ser responsável pelos próprios conceitos firmados.”

Além disso, para a especialista “esse reconhecimento aufere ao seu titular a autoridade acadêmica para “atestar”, sozinho, métodos e inovações na área de conhecimento em que tem o título de Pós-Doc. Seus conhecimentos bastam para “assinar em baixo” sem a necessidade de outros avais por ter seu saber internacionalmente reconhecido e que lhe aufere tais direitos e privilégios.”