Prefeitura de Dracena promoverá cadastro de autistas no município 

Cedida Prefeitura
Participantes da reunião

DA REDAÇÃO

A administração municipal de Dracena prepara plano de ação, com o objetivo de cadastrar pessoas autistas e com comorbidades. Será um trabalho envolvendo várias secretarias como de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esportes. Essa iniciativa está sendo apadrinhada pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social Bianca Kozan Lemos.
Na manhã desta sexta-feira, a equipe que estará a frente dos trabalhos, formada pelo médico neuropediatra dr. Marcelos Prates; a fisioterapeuta Mayse Rodrigues Lomba e o psicólogo Amauri Silva Costa, se reuniram na Policlínica, com o prefeito André Lemos; a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social Bianca Kozan Lemos; a secretária de Saúde Cláudia Luginick e a diretora da proteção social especial da pasta do Desenvolvimento Social Paloma Martins.
Dentro do plano deste trabalho, a Secretaria de Saúde contratou há poucos dias, o médico neuropediatra Marcelo Prates, de Presidente Prudente, que atenderá 40 crianças por mês. Os primeiros atendimentos, Cláudia Luginick, secretária de Saúde explicou que o dr. Marcelo Prates vai atender as crianças que já estavam fazendo tratamento no Centro de Atendimento da Equipe Multidisciplinar (CAEM) e mais 79 inscritos na fila do AME de Dracena. “Finalizando a fila de neuropediatria, será resgatada a fila do AME para adultos”, disse Cláudia.

SERVIÇO
Pessoas que tiverem na família autistas ou que conhecerem alguém nesta situação liguem no (18) 98195-9052.

ENTENDA
O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista — TEA — é um transtorno do desenvolvimento que leva a comprometimentos na comunicação e interação social, englobando comportamentos restritivos e repetitivos.
A conscientização sobre o tema é fundamental para informar sobre o que é o autismo, reduzindo mitos e preconceitos em torno deste diagnóstico. O acesso à informação ajuda pais, professores e familiares de crianças com TEA a conhecer melhor as características do transtorno e como lidar com ele.