Censo 2022: visita de recenseadores tem início

Cedida Prefeitura
O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores

DA REDAÇÃO

 

Nesta segunda-feira, 1º de agosto, os moradores das áreas urbanas e rurais dos municípios de Dracena e região começarão a receber a visita de recenseadores que coletarão as informações do Censo 2022.
O Censo 2022 visitará 75 milhões de domicílios no Brasil e, neste ano, completa 150 anos de história no país. As informações geradas pelo Censo também contribuem, entre muitas áreas, para a realização de pesquisas no meio acadêmico e a definição de estratégias de impacto social e econômico da iniciativa privada.
Esta ação ocorrerá simultaneamente em todos os municípios do país e é fundamental para atualizar as informações sobre as condições de vida da população.
O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões. A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio d o Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. É muito importante esclarecer que as informações registradas no sistema pelo recenseador são sigilosas e criptografadas.
A região de Dracena, vai contar com mais de 100 recenseadores. O trabalho dos recenseadores seguirá um roteiro preestabelecido de maneira a visitar casa a casa de uma região. Para a grande maioria dos entrevistados a conversa deve ser muito rápida; não deve chegar a cinco minutos de duração.
Todos os recenseadores estarão devidamente identificados com colete, crachá de identificação com foto e Qrcode que em caso de dúvida sobre a identificação do entrevistador, o morador poderá verificar informações via site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181.
Esses profissionais também seguirão o protocolo sanitário necessário contra a Covid-19: máscara, higienização das mãos/álcool gel e distanciamento social.
Para conseguir encontrar moradores em casa, as visitas podem ocorrer após às 18 horas e também aos sábados e domingos. O papel dos recenseadores é de apenas coletar as informações fornecidas pelos moradores: não há nenhuma atuação de fiscalização ou de julgamento sobre as respostas sigilosas fornecidas pelo morador.